Happy Birthday 30+30
Balleteatro + FIMP
O Balleteatro Escola Profissional e o FIMP fazem este ano 30 anos e vão celebrar esse trigésimo aniversário comum com uma criação desenvolvida em colaboração.
Convidámos o artista Paulo Duarte, marionetista e artista plástico radicado em França, e uma presença muito regular no FIMP desde as primeiras edições, para dirigir uma criação que envolve alunos finalistas e ex-alunos recém-formados.
Em 1989 nasceram estas duas estruturas. É também o ano em que cai o muro de Berlim. Enquanto uns proclamavam o fim da história, outros já haviam vaticinado: “o touro foi abatido, nunca mais os deuses te visitarão, Europa”.
Neste laboratório, trabalhar-se-á, ao longo de algumas semanas, a partir de improvisações desencadeadas por estímulos como a sensação de queda, a consciência da maturidade, da distância, da passagem de um estado a outro…
Com o desenvolvimento desta criação coletiva e a partir do material sugerido, outras formas poderão surgir. Algumas obras do universo da pintora Joana Rêgo, servirão de ponto de partida para uma utilização da palavra enquanto matéria manipulável.