Escola Profissional
O balleteatro escola profissional, constituído em 1989, nasce no seio de um projecto de desenvolvimento para a dança contemporânea, teatro e performance, o Ballet Teatro Contemporâneo do Porto.
A escola é oficializada pelo Ministério da Educação e financiada pelo programa POCH. O curso tem a duração de 3 anos e o acesso pressupõe o 9º ano de escolaridade concluído, audição e entrevista. Oferece uma formação de nível IV em dança e teatro, equivalente ao 12º ano de escolaridade.
A escola tem desenvolvido uma ligação à comunidade através de protocolos, co-produções e parcerias com instituições nacionais e estrangeiras, como exemplo: Teatro Nacional São João, Teatro Municipal Rivoli, Teatro Municipal Campo Alegre, Teatro Helena Sá e Costa, Casa da Música, Coliseu Porto, Mala Voadora, e Serralves. Petra, Língua, Sócrates, Leonardo Da Vinci, Juventude ou Comenius, são alguns dos programas financiados pela Comunidade Europeia em que a escola também se envolveu.
Os alunos desenvolvem os seus próprios projectos orientados por tutores. Estes projectos servem de experimentação para a prova final de curso a designada Prova de Aptidão Profissional.
Faz parte fundamental da formação a realização de projectos com coreógrafos e encenadores profissionais nacionais e estrangeiros.
A escola profissional estando inserida num projeto com atividade ao nível da criação (companhia) e programação (auditório), beneficia e garante as saídas profissionais para alguns dos alunos formados. O balleteatro é organismo empregador e centro de estágios assim como, através de protocolos e de relações privilegiadas com agentes culturais divulga e promove os seus alunos. Após a conclusão do curso o aluno dotado de competências profissionais encontra na vida ativa a continuação do seu percurso artístico na dança, no teatro, na televisão, no cinema, na publicidade e em animação.