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Projetos com a Comunidade

Setembro de 2021 – Junho de 2023

O Teatro é uma arte que contribui profundamente para a descoberta de si e do outro, fundamental na construção e conhecimento individual e relação com o mundo, permitindo uma atuação mais sólida, critica e sensível. O estímulo criativo, a memorização, o desenvolvimento do vocabulário, o trabalho com o corpo de forma inteira (voz e movimento), contribuiu para um crescimento mais seguro, mais autónomo e mais confiante.
O Teatro permite uma tomada de consciência do mundo, da história, quer pela análise de textos dramáticos clássicos e contemporâneos, quer pela experiência de aprender a colocar o mundo em perspetiva, permitindo um olhar atento e mais profundo.
As aulas de teatro, no âmbito do plano de inovação, têm como propósito contribuir para uma maior compreensão das disciplinas, pela atenção e foco e pela exigência que solicitam a cada um dos alunos. As aulas são estruturadas de forma a incluir trabalho técnico e de criação, fornecendo instrumentos para que o aluno seja capaz de descobrir e usar qualidades pessoais e desenvolver a inteligência física e emocional. Os alunos são convocados para experiências no âmbito da escrita, leitura, trabalho de voz, corpo, improvisação e criação. As aulas são motores para ampliar a visão cultural e artística dos alunos, sendo uma ponte para o entendimento das artes como um universo de ligações que possibilita cruzamentos e se inventa na contemporaneidade.

Público-alvo: estudantes do 2º ciclo do ensino básico da Escola Básica e Secundária Cerco do Porto

Objetivos:
i) Fomentar o interesse pela representação teatral e por todas formas de expressão, pessoal, sociais e comunitárias, como património cultural, expandindo, a motivação intrínseca, a autocompetência e a autonomia;
ii) Promover valores e normas sociais positivas, autocontrolo, respeito e dedicação;
iii) Proporcionar experiências de inclusão percursoras de sentimentos de pertença espírito de equipa;
iv) Visar uma integração positiva dos esforços dos diversos agentes e instituições, famílias, escolas, comunidades;
v) Viabilizar a edificação da competência de representação como forma de expressão social;
vi) Possuir uma estrutura apropriada para cumprir objetivos e expectativas congruentes com as características dos participantes;
vii) Estabelecer relações generosas, de empatia e colaboração;
viii) Desenvolver o potencial criativo através da improvisação e interpretação;
ix) Consciencializar limites e capacidades do corpo, do seu alinhamento e ajuste postural, articular, da respiração, graus de tonicidade;
x) Relacionar teoricamente as diferentes formas de expressão criativa, em particular aquelas onde o corpo é o principal centro de experimentação;
xi) Estimular os alunos para um novo olhar sobre o mundo a partir da escola;
xii) Criar ligações entre as disciplinas de forma dinâmica;
xiii) Transpor a experiência para as famílias;
xiv) Partilhar a criação através de aulas abertas e apresentações informais;
xv) Permitir e promover a expressão e formação cultural dos alunos, Dar oportunidade e desenvolver vocações dos alunos;
xvi) Dar a conhecer a história do teatro e da cultura;
xvii) Dar competências técnicas e de ordem estética da arte de representar;
xviii) Estimular o conhecimento do aparelho fonador para um melhor domínio da voz;
xix) Estimular o conhecimento do corpo, para uma atuação mais consciente e com maior domínio em cena, na relação com o outro e o espaço;
xx) Dar a conhecer as várias vertentes da criação, iluminação, sonoplastia, cenografia, figurinos, produção, entre outras;
xxi) Construir uma imagem positiva de si, ser um exemplo positivo para os outros consubstanciam os objetivos do modelo de responsabilidade pessoal e social e determinam a grande intencionalidade da opção do Teatro enquanto objeto e “chão” de suporte aos Planos Curriculares das Turmas (PCT).


Direção e coordenação do projeto: Isabel Barros
Equipa de artistas e formadores: Daniel Pinheiro e Inês Cardoso
Assistente de projeto: Lúcia Ribeiro

Projeto apoiado por:
Câmara Municipal do Porto

Projecto financiado por

Bt + Porto