Duplo
Uma exposição a partir do processo de Né Barros
16-28 Nov
Rua Miguel Bombarda 425, Porto
Rua Miguel Bombarda 425, Porto
Duplo titula uma exposição de processos de criação artístico a partir da prática da dança. Trata-se de uma visita ao arquivo de um conjunto de experimentações e apresentações conduzidas pela bailarina e coreógrafa Né Barros num laboratório contínuo e expandido em relação com outros criadores.
“O corpo é o primeiro motor da ação, mas este corpo coreográfico evolui para uma relação com o seu “duplo” artificial de forma a tentar gerar um espaço comunicativo onde se desafiam os limites coreográficos e se redimensiona o Gesto.” Né Barros
Aqui “duplo” refere-se à ideia de expansão de um corpo inicial que se desdobra/duplica em múltiplas dimensões de representação e por onde se abrem novas pistas à criação.
A exposição ilustra uma breve composição de processos experimentais levados a cabo pela coreógrafa ao longo dos últimos 14 anos com o projeto de performance e media art e que serviu de suporte à criação de diferentes apresentações de dança contemporânea. Trata-se de uma oportunidade singular de expor a público processos de construção que estão por detrás de um sistema criação em dança contemporânea e mostra-nos a prática exploratória diária e evolutiva de uma procura incessante em torno dos limites da coreografia.
Assim, neste pequeno espaço, de frente para a rua, podemos mergulhar sobre um conjunto de relações estreitas com outros artistas ou criadores, como João Martinho Moura, que foram sendo desafiados por Né a explorar novas representações a partir de corpos coreográficos, deixando-nos levar pela figura de duplo como agente (in)voluntário da criação.
Novembro 2024
Dezembro 2024