in-flexão
Francisco Camacho & 2.º ano de Dança do Balleteatro Escola Profissional
in-flexão
Direção: Francisco Camacho
Interpretação: alunos do 2.º ano de Dança do Balleteatro Escola Profissional
Uma escrita coreográfica em dois andamentos simétricos, propondo duas alternativas para um mesmo percurso, que acontecem em sucessão. Há os corpos que cedem e os que resistem, os que se dobram e os que se esticam. À descida contrapõe-se a subida, a curvatura é reformulada enquanto tenacidade de se erguer.
Francisco Camacho
Francisco Camacho é coreógrafo, bailarino, membro fundador e director artístico da EIRA.
É reconhecido como um dos protagonistas da dança contemporânea Portuguesa, criando espectáculos de referência apresentados na Europa, América, África e Ásia. Foi galardoado com o Prémio Bordalo da Casa da Imprensa na área da Dança (1995 e 1997) e com o Prémio ACARTE/Maria Madalena de Azeredo Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian (1994/95), a par de uma Menção Especial do mesmo Prémio (1992/93).
Apresentou ainda espectáculos cocoreografados com Mónica Lapa, Vera Mantero, Carlota Lagido, Vera Mota e Sílvia Real, assim como cocriações com os encenadores Fernanda Lapa e Miguel Abreu. Realizou intervenções coreográficas para uma obra de Pedro Cabrita Reis no Museu de Arte Contemporânea de Bona e para a exposição de Francis Bacon no Museu de Serralves, a par dos projectos para espaços não-convencionais ‘Performers Anónimos’ e ‘Danças Privadas’.
Depois da passagem pelo Ballet Gulbenkian enquanto estagiário (1984/86), dançou com Paula Massano, coreógrafa pioneira da dança contemporânea nacional e, posteriormente, com Creach/Koester, Meg Stuart, Alain Platel, Carlota Lagido, Miguel Moreira e Filipa Francisco, entre outros coreógrafos. Destaca a colaboração regular com Meg Stuart, em particular como protagonista de “BLESSED”, contando já mais de cem apresentações. Adicionalmente, participou como ator em espectáculos de teatro de Lúcia Sigalho e Tonan Quito.
Estudou dança e teatro em Portugal (Companhia Nacional de Bailado e Ballet Gulbenkian) e em Nova Iorque (Merce Cunningham Dance Studio, Movement Research, Susan Klein School e Lee Strasberg Theatre Institute), e teve formação adicional em voz, guionismo e escrita criativa. Ensina regularmente em Portugal e no Estrangeiro.
Direção: Francisco Camacho
Interpretação: alunos do 2.º ano de Dança do Balleteatro Escola Profissional
Uma escrita coreográfica em dois andamentos simétricos, propondo duas alternativas para um mesmo percurso, que acontecem em sucessão. Há os corpos que cedem e os que resistem, os que se dobram e os que se esticam. À descida contrapõe-se a subida, a curvatura é reformulada enquanto tenacidade de se erguer.
Francisco Camacho
Francisco Camacho é coreógrafo, bailarino, membro fundador e director artístico da EIRA.
É reconhecido como um dos protagonistas da dança contemporânea Portuguesa, criando espectáculos de referência apresentados na Europa, América, África e Ásia. Foi galardoado com o Prémio Bordalo da Casa da Imprensa na área da Dança (1995 e 1997) e com o Prémio ACARTE/Maria Madalena de Azeredo Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian (1994/95), a par de uma Menção Especial do mesmo Prémio (1992/93).
Apresentou ainda espectáculos cocoreografados com Mónica Lapa, Vera Mantero, Carlota Lagido, Vera Mota e Sílvia Real, assim como cocriações com os encenadores Fernanda Lapa e Miguel Abreu. Realizou intervenções coreográficas para uma obra de Pedro Cabrita Reis no Museu de Arte Contemporânea de Bona e para a exposição de Francis Bacon no Museu de Serralves, a par dos projectos para espaços não-convencionais ‘Performers Anónimos’ e ‘Danças Privadas’.
Depois da passagem pelo Ballet Gulbenkian enquanto estagiário (1984/86), dançou com Paula Massano, coreógrafa pioneira da dança contemporânea nacional e, posteriormente, com Creach/Koester, Meg Stuart, Alain Platel, Carlota Lagido, Miguel Moreira e Filipa Francisco, entre outros coreógrafos. Destaca a colaboração regular com Meg Stuart, em particular como protagonista de “BLESSED”, contando já mais de cem apresentações. Adicionalmente, participou como ator em espectáculos de teatro de Lúcia Sigalho e Tonan Quito.
Estudou dança e teatro em Portugal (Companhia Nacional de Bailado e Ballet Gulbenkian) e em Nova Iorque (Merce Cunningham Dance Studio, Movement Research, Susan Klein School e Lee Strasberg Theatre Institute), e teve formação adicional em voz, guionismo e escrita criativa. Ensina regularmente em Portugal e no Estrangeiro.
Novembro 2024
Dezembro 2024