Logo
Agenda < >

VAIVÉM

Aconteceu-me um Poema

PROJETO VAIVÉM
Aconteceu-me um Poema
Direção: Rui Spranger
Interpretação: alunos do 2.º ano de Teatro

"Vaivém - Encontro de teatro e dança junior” é um programa que tem como pressuposto a Escola encontra a Escola num cruzamento entre jovens alunos do balleteatro e alunos de outras escolas. Numa lógica de deslocação a outras localidades, propõe-se um encontro entre alunos.

Aconteceu-me um Poema
Diálogo poético entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Fernando Pessoa/ Álvaro de Campos/ Ricardo Reis e Alberto Caeiro. "Aconteceu-me um poema" é a frase dita por Pessoa à qual Sophia se refere para explicar a maneira como escrevia. Sophia assume na sua poesia a influência de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos, fazendo glosas, dedicatórias e citações e re-interpretações de versos. Colocados frente-a-frente permitem mergulhar nas semelhanças e diferenças destas 5 identidades poéticas. 

Rui Spranger
Rui Spranger trabalha há mais de 25 anos na área cultural sobretudo nas áreas do teatro, do cinema, da televisão e da literatura. Com um longo percurso como ator e encenador em companhias do Porto, Viana do Castelo, Turim e Paris, no cinema e televisão em produções nacionais e estrangeiras. É uma das vozes que mais tem divulgado a poesia pelo país. No seu percurso assinalam-se ainda a dramaturgia, a edição, a programação, a formação, a produção e a escrita teatral e poética. Em 1990, entra na Academia Contemporânea do Espectáculo que frequenta até ao final do 1º período do 3º ano. Em 1994 pede a transferência para o Balleteatro – Escola Profissional onde conclui o curso de interpretação. Frequenta várias ações de formação na área artística com criadores e companhias nacionais e estrangeiras nas áreas do movimento, da interpretação, da voz e da produção. Trabalha com bastante regularidade com as companhias Pé de Vento (Porto), Seiva Trupe (Porto), DyProcess (Paris) e Assemblea Teatro (Turim). Foi fundador da Apuro – Associação Cultural e Filantrópica onde actualmente exerce as funções de presidente da direcção e de director artístico. É ainda director artístico e encenador da Maçã Vermelha – Associação Teatro e Cultura (Felgueiras), assessor da direcção artística da Seiva Trupe -Teatro Vivo (director Castro Guedes), programador do ciclo Solstícios e Equinócios – Poesia no Espaço Miguel Torga (Sabrosa), programador da área de poesia no 3º Fórum Internacional Gaia  (Vila Nova de Gaia) e é, desde 2002, o responsável pelas Segundas de Poesia do Pinguim Café no Porto. Integra os projectos musicais Do Acaso e La Lys-War Songs.

Dezembro 2024