Logo
Agenda < >

Trans Performatividade: Uma Anatomia da Identidade

Workshop com Aura Fonseca

Trans Performatividade: Uma Anatomia da Identidade


A oficina é destinada a pessoas trans*, mas aberta a todas as pessoas, com ou sem formação artística, interessadas em explorar noções de identidade e estados fluídos do corpo.

Como historiar e transpor a nossa vivência? Numa primeira fase, iremos recorrer a processos de internalização e de redescoberta. E, em seguida, transformar a nossa memória em movimento - do corpo, das palavras, dos objetos - enquanto desconstrói-se e reestrutura-se quem somos.
Será proporcionado um espaço seguro onde cada pessoa pode partilhar e/ou ouvir diferentes experiências, elaborar a sua história de vida e transcrevê-la para um contributo artístico com recurso a diferentes materiais e materialidades.
Aconselha-se que cada participante traga consigo um objeto simbólico que a represente, como também indumentária em que se sinta confortável e confiante.

AURA (1997. Porto) é uma artista transdisciplinar que funde as artes visuais, a performance, o teatro e a dança para explorar questões de género e de sustentabilidade. O seu trabalho tem sido apresentado internacionalmente em Portugal, Polónia, França, Itália, Suécia, Reino Unido, nomeadamente “A Transformação do Mundo” (2022) e “7 ≈ 8” (2021).Possui mestrado em Performance Making pela Goldsmiths. Licenciada em Artes Plásticas e Intermédia pela ESAP. Frequentou a Academia de Belas-Artes de Gdańsk em Erasmus.Colaborou com Carlota Lagido, Raimund Hoghe, Alessandro Bosetti e Aki Nagasaka. Participou em vários workshops e programas com mais de 30 criadores internacionais, entre eles, Ron Athey, nora chipaumire, Marta Ziólek, Mårten Spångberg, Adriano Wilfert Jensen.

_____
INFORMAÇÕES ADICIONAIS / CONTACTOS
Escola Artística
escola.artistica@balleteatro.pt
T: 225 508 918 | 937 631 900
balleteatro.pt

July 2024
September 2024
October 2024
November 2024