Projeto PSICOLOGIZ’ARTE
Com Inês Fonseca / Destinatários: M/15 anos
Este será um projeto de grupo, aberto à comunidade, com duas vertentes principais: psicoeducacional e vivencial. As sessões terão uma grande componente vivencial, prática, com o suporte de ferramentas alternativas à palavra, como técnicas corporais (Dança Movimento Terapia), Arte-terapia e Psicodrama. Pretende-se a aquisição de competências pessoais relativamente a diversos temas de saúde mental. Pressupõe-se que, no final do projeto, os envolvidos tenham aumentado o seu auto-conhecimento e tenham desenvolvido ferramentas de auto-regulação. O público-alvo é a comunidade, de uma forma geral, com direção específica para adolescentes e adultos, a partir dos 15 anos.
O projeto é de frequência semanal durante o período de 17 de Maio e 21 de Junho, e privilegia-se a inscrição de participantes com disponibilidade total para as seguintes seis sessões:
1. O grupo e eu
Qual o meu lugar, o meu papel num grupo, nas minhas relações, na sociedade, no mundo?
2. Corpo e mente
O que é a conexão mente-corpo? Psicossomática.
3. Sono e sonhos
Qual o papel do sono e do sonho para o ser humano? Higiene e ciclo do sono. Interpretação dos sonhos e arte surrealista.
4. Inteligência Emocional
O que é a inteligência Emocional? Ferramentas.
5. Comida, eu, o corpo
Qual a minha relação com a comida? Fome emocional. As perturbações alimentares e a arte contemporânea.
6. Respiração e mindfulness
Tipos de respiração. Treino de respiração diafragmática. Mindfulness.
Cada sessão será associada a uma obra artística específica e será estruturada da seguinte forma:
- Momento de “Check-in”: momento no qual a sessão será preparada através de uma auto-perceção individual física e psicológica
- Atividade vivencial: será efetuada uma atividade vivencial, relacionada com o tema específico da sessão, à qual se seguirá a partilha verbal em grupo
- Psicoeducação sobre o tema da sessão: apresentado um conteúdo mais “teórico”, sempre acompanhado de espaço para partilha e alguma eventual atividade ilustrativa que recorra ao uso do corpo e materiais alternativos
- Momento de “Check-out”: momento no qual a sessão será fechada através, novamente, de uma auto-perceção individual física e psicológica e técnicas de relaxamento
Inês Fonseca é, atualmente, psicóloga estagiária no Balleteatro. Encontra-se, também, a frequentar a pós-graduação de Danza Movimiento Terapia, na Universitat Autònoma de Barcelona. Fez a licenciatura em Psicologia e mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e concluiu os estudos com a dissertação de mestrado “Cisne Branco ou Cisne Negro: o papel da dança na saúde mental”. É formadora certificada. Paralelamente, dedicou-se à prática de dança desde os 5 anos de idade com foco atual na formação em flamenco pela Amor de Dios e ensino de dança contemporânea. Também fez formação em teatro na associação cultural e companhia de teatro amadora In Skené. É neste sentido que se interessa pelo cruzamento da área artística com a área terapêutica, nomeadamente através de terapias corporais, expressivas e artísticas.
Formulário de Inscrição:
https://bit.ly/balleteatro-psicologizarte