Logo
Agenda < >

Performances no Contemporâneo

Ciclo de encontros V, VI

30 Apr / 14H30
FLUP
27 May / 14H30
FLUP

Convidados: Paulo Mendes, Rita Castro Neves, Alexandra Balona, Cláudia Marisa, Vera Mora

Organização: Né Barros

Parceria: Balleteatro e Aesthetics, Politics and Knowledge Research Group, Instituto de Filosofia, U.P.

Performances no contemporâneo é um projeto de investigação – realizado em regime de laboratório e de encontros de pensamento – cujo objetivo é reunir um conjunto de vozes e abordagens na performance e nas artes performativas enquanto cúmplices e portadoras de uma política do contemporâneo. No território expandido da performance e da performatividade, as margens, o movimento, a mobilização, a paisagem, o arquivo, o discurso e diversas estratégias de comando e de destruição, são matérias emergentes a um debate sobre um corpo potencial e um corpo político.

Na interceção entre prática e teoria, este projeto, criado em 2015, tem como finalidade o questionamento da condição do contemporâneo e a criação de um corpus de eventos que documentem o trabalho desenvolvido num espaço de pensamento tensional entre a filosofia e as artes. Na relação paradoxal de adesão e distanciação ao real, na visibilidade e na invisibilidade, na luz e na escuridão – como refere Giorgio Agamben a propósito da contemporaneidade enquanto relação singular com o tempo – as performances surgem, também elas, como projetos singulares de mundos marginais e formas de resistência.

Interessa-nos um modo de pensamento contemporâneo à voz da primeira pessoa, ao corpo falante da arte, para usar uma expressão de Mário Perniola. Interessam-nos os discursos diretos dos que produzem as obras, assim como os discursos dos que pensam e interferem com a arte.

 Entre 2017 e 2018 realizaram-se uma série de encontros onde as artes e o pensamento se unem para uma crítica da condição contemporânea nomeadamente nas suas deslocações e expansões.

Convidados: Alice Aligaay, Beatriz Albuquerque, Cecília de Lima, Cláudia Melo, Daniel Blaufuks, Filipe Martins, Fernando José Pereira, Gustavo Costa, Gustavo Vicente, Hernâni Reis, Michael Thomsen, Isabel Barros, João Martinho Moura, João Mendes Ribeiro, João Sousa Cardoso, Jonathan Uliel Saldanha, Óscar Faria, Susana Chiocca, Teresa Oliveira Lacerda, Teresa Macrì.

A edição de 2019 conta com os seguintes convidados: Alexandra Balona, Cláudia Marisa, Paulo Mendes, Rita Castro Neves, Vera Mota.

April 2019
May 2019
June 2019
July 2019