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Performances no Contemporâneo - 2º Encontro

3ª Edição

11H45 - 13H00

EXPERIÊNCIAS COREOGRÁFICAS – INTERSEÇÕES ENTRE LINGUAGEM E MOVIMENTO NA

IMATERIALIDADE RELACIONAL DO GESTO  | Jorge Gonçalves

 

GESTO | OBJECTO | MATERIALIDADES   | Flávio Rodrigues

Apresentação e moderação da conversa: Alexandrina Pinto

Experiências coreográficas – Interseções entre linguagem e movimento na imaterialidade relacional do gesto

Através da sua prática artística, Jorge Gonçalves especula sobre a captação e transmissão de processos corpóreos, revisitando o seu arquivo para problematizar os modos experienciais e percetivos do performer, convocados pelas performatividades transversais aos seus gestos.

 

Jorge Gonçalves trabalha no âmbito das artes performativas como curador, coreógrafo, dramaturgo, produtor, performer e professor. Obteve, em 2014, o Amsterdam Master of Choreography na Amsterdam University of the Arts, frequentou o Mestrado em Performance Artística – Dança (FMH, 2006), concluiu o Curso de Dança Contemporânea do Balleteatro Escola Profissional (2005), e licenciou-se em Engenharia (FEUP, 2002). De 2009 a 2017, cofundou e dirigiu a estrutura de programação de artes performativas, MEZZANINE. Em 2009, foi o corresponsável artístico e gestor da OOPSA Associação e de 2008 a 2011, cofundou e dirigiu a estrutura de produção Obra Madrasta. Desde 2006 que tem vindo a produzir e a apresentar o seu trabalho artístico em Portugal, Alemanha, Áustria, Espanha e Holanda. Desde 2003, tem colaborado e trabalhado com diversos coreógrafos como Anna Pehrsson, Clara Andermatt, Daniel Kok, DD Dorvillier, Dinis Machado, Elisabete Finger, Goro Tronsmo, Isabelle Schad, Keith Lim, Litó Walkey, Mathilde Monnier, Né Barros, Rebecka Stillman, Susana Otero e Ula Sickle. Tem colaborado com diversas instituições a nível nacional (Balleteatro, Ballet Contemporâneo do Norte, LaBInDança, Asas de Palco, MARTE, Casa da Música) e internacional (HZT e Tanzfabrik Berlin), dirigindo workshops, e trabalhando como mentor de estudantes de artes performativas. Desde 2021, é artista associado e coordenador artístico e pedagógico da Escola Artística, do Balleteatro.

 

 

gesto | objecto | materialidades 

 

Flávio Rodrigues desenvolve desde 2006 os seus próprios projetos de criação artística multidisciplinar, experimental, processual e de carácter autobiográfico. O desenho, performance arte, manipulação de objetos, som, movimento e a escultura são os essenciais média a que recorre. Como performer propõe-se à construção e composição de dispositivos intuitivos, recorrendo a materialidades, sonoridades, imagens e objectualidades maioritariamente provenientes de processos de encontro espontâneo, reaproveitamento e respigação. A caminhada e o estado de deriva têm emergido como meritória base processual.

 

Flávio Rodrigues estudou e é artista associado do Balleteatro. Formou-se em dança contemporânea no no balletetaro escola profissional. Desenvolve desde 2006 os seus próprios projetos de criação artística multidisciplinar, tendo sido apresentados e expostos em diferentes lugares e em parceira com diferentes estruturas como Teatro Municipal Rivoli (Porto), Arte Total (Braga), Ilka Studios (Hannover), 4BidGallery (Amsterdam), Rua Gaivotas 6 (Lisboa), Faculdad de Bellas Artes U.C.M./Acción Spring(t) (Madrid), Lake Studios (Berlim), Centro de experimentação artística CEIA (Moita), Festival Mandala (Wrocław) ou Correios em Movimento/Dança em Trânsito (Rio de Janeiro). A par do desenvolvimento das suas próprias criações e pesquisas, tem vindo a colaborar como figurinista, músico, cenógrafo, performer (entre 2006 e 2017) ou assistente de ensaios com diferentes artistas e companhias.

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