Party
No âmbito do Vaivém - Encontro de Dança e Teatro Júnior
Coliseu Porto Ageas
No âmbito do Programa Vaivém - Encontro de Teatro e Dança Júnior, que promove o intercâmbio cultural e artístico, "Party" é uma proposta que junta jovens bailarinos do balleteatro. Através de uma oficina de dança inspirada na peça coreográfica Vertigo 20: Twenty Years of the Vertigo Dance Company, de Noa Wertheim, os alunos do 11.º ano do balleteatro escola profissional embarcam num processo de exploração criativa.
Estes jovens artistas são desafiados a desconstruir e reconstruir movimentos da peça original, desenvolvendo a sua criatividade e habilidades de colaboração, resiliência e inclusão. Ao trabalharem em grupo, os participantes são incentivados a criar uma nova interpretação da coreografia, que reflete a diversidade de experiências e expressões. Com música de Ran Bagno, "Party" é uma celebração de 20 a 30 minutos que combina a intensidade do movimento contemporâneo com a energia vibrante da juventude.
---
Vaivém - Encontro de teatro e dança junior é um programa que tem como pressuposto a Escola encontra a Escola num cruzamento entre jovens alunos do balleteatro e alunos de outras escolas. Numa lógica de deslocação a outras localidades ou ao Balleteatro, propõe-se um encontro entre alunos, a partir da apresentação de um espetáculo de teatro, partindo de textos ou adaptações de textos do Programa Nacional da Disciplina de Português e/ou a apresentação de um espetáculo de dança partindo da revisitação de autores/obras marcantes da dança contemporânea nacional e internacional.
---
Susana Manso é natural de Montijo, mas passou toda a sua adolescência em Lisboa, onde iniciou a sua jornada na dança com o ballet clássico. Desde cedo, desenvolveu uma paixão pela interseção entre a dança e a educação, cultivando uma visão contemporânea e inclusiva. O percurso no movimento corporal é vasto e diversificado, abrangendo a ginástica artística, a técnica de dança clássica, a dança contemporânea e, mais recentemente, a capoeira, cada uma contribuindo para uma compreensão profunda da expressão corporal e do seu potencial transformador.
Embora a experiência como bailarina/performer tenha sido breve, essa fase foi essencial para moldar a abordagem pedagógica. Através da dança, aprendeu que o movimento é uma linguagem flexível que comunica emoções e temáticas, uma lição que leva para as suas aulas.
Com uma sólida carreira no ensino, colaborou em diversos contextos, desde o ensino articulado de dança em Portugal até ao ensino universitário em Chipre, onde implementou metodologias que promovem a criatividade e a inclusão. Participou em projetos comunitários em Portugal e Londres, promovendo a acessibilidade à dança para crianças e jovens de várias origens, evidenciando o impacto positivo da arte na construção social do indivíduo e de comunidades coesas.
A formação académica inclui uma licenciatura em Dança pela Escola Superior de Dança, em Lisboa, e uma pós-graduação no Laban, em Londres. Recentemente, concluiu um doutoramento na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde investigou a importância do movimento corporal no quotidiano das crianças em contexto de Jardim de Infância, explorando o potencial humano e educativo do Brincar Físico.
Profundamente crente num ensino inclusivo, resiliente e interdisciplinar, procura, através da prática pedagógica, inspirar os alunos a superar limites, tanto físicos como mentais. O objetivo não é apenas ensinar técnicas, mas empoderar os estudantes a descobrirem as suas próprias vozes e formas de expressão. Ao fomentar o pensamento crítico e a reflexão, contribui para a formação de indivíduos conscientes e criativos, prontos para transformar o mundo à sua volta e para se tornarem agentes de mudança na sociedade.