Logo
Agenda < >

Oficina Infantil Imagens Lá de Casa

Lanterna Mágica | 4-10 anos

17 Oct / 10h-12h30 16h -18h30
Coliseu Porto Ageas

Esta atividade de formação artística convida os participantes a mergulhar nos universos multicolores das imagens que trazem de casa. Recorrendo a fotografias ou desenhos de janelas, vitrais, claraboias ou objetos coloridos, iremos criar uma placa de cores, montada pelos participantes, para depois de ligado o holofote dar espaço ao surgimento destes corpos-seres. Uma lanterna mágica estilhaçada pronta a ser criada e ocupada pelo movimento dos participantes. Neste espaço de composição de imagem a partir da memória, surgirão histórias de animais desconhecidos, corpos que mudam de cor e algas que cintilam no escuro.

Formadoras: BANQUETE - Ana Sofia Albuquerque e Joana Martins

Ana Sofia Albuquerque frequentou em 2000 o 1.º Ano do Curso de Licenciatura em Dança Contemporânea, Northen School of Contemporary Dance (NSCD), Leeds, Inglaterra e concluiu a Licenciatura em Dança na Escola Superior de Dança (ESD), Lisboa, Portugal (2004-2007). Em 2008, começou a dar aulas de técnica de dança contemporânea e dança criativa. Ao longo do seu percurso trabalhou com: Catarina Gonçalves, Mariana Tengner Barros, Companhia Instável, Companhia de Dança de Aveiro, Victor Hugo Pontes e Ricardo Ambrózio. Em 2015, participou no Advanced Training Performers Lab Project, pela Shahar Dor Company, realizado em Paris, no MicaDanses, pelo coreógrafo Shahar Dor. Concluiu a Pós-Graduação em Dança Contemporânea, na primeira edição, 2016 – 2017. No mesmo ano, apresenta o primeiro trabalho a solo, como criação e interpretação, LaChaise, no Teatro Municipal do Porto, Rivoli e na Bienal de Cerveira. Em 2017, começa a dar aulas no Ginasiano Escola de Dança e encontra-se a frequentar o curso de Mestrado em Ensino da Dança na ESD, Lisboa (2019-2021).

Joana Martins é intérprete e criadora de teatro, e docente de expressão dramática. É licenciada em Teatro e Artes Performativas, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e mestre em Teatro – especialização em Encenação e Interpretação – pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, onde desenvolveu o seu projeto de investigação La Petite Mort, uma cocriação com Diogo Freitas, sobre o silêncio como material cénico. Trabalhou com encenadores e criadores como Graeme Pulleyn, Filipe Crawford, Marcantónio del Carlo, Diogo Freitas, Filipe Gouveia e Joana Pupo.

October 2020