Logo
Agenda < >

OFICINA DE DANÇA E TEATRO - CODS

Com Mariana Amorim e Tommy Luther

Partindo das personagens criadas em Acts of Cod (2021), o Capitão Baltazar Amaral, o 1º imediato Vítor Fonseca, o 2º imediato Constantino (Tino) e o novato Paulo Nuno (Paulinho) e jogando com a sua transformação animal, baleia, tubarão, bacalhau e lagostim, criamos um episódio de video didático e interativo, onde se mistura o mundo da peça de teatro-dança com marionetas de sombra e animações e que serve de mote para a oficina que propomos.
Durante a oficina as crianças são desafiadas a jogar vários jogos com o formador, entre eles uma variação do jogo da glória em tamanho gigante. Entre a visualização do vídeo e as atividades da oficina, esperamos sensibilizar as crianças para as diversas problemáticas relacionadas com os oceanos, a poluição e a pesca de arrasto.

Mariana Amorim

É Mestre em Pesquisa Coreográfica e Performance pela Roehampton University of London (2012), e licenciada em Dança pela Escola Superior de Dança de Lisboa (2006). Concluiu também uma pós-graduação em Gestão e Produção de Espectáculos pela Universidade Lusófona do Porto (2007) e o Curso Geral de Gestão da Porto Business School (2014). Sediada no Porto, colabora com artistas nacionais e internacionais. Dirige a Esquiva Companhia de Dança, o seu trabalho apresenta particular interesse na condição humana, memória e mecanismos de identidade. Fez parte activa da organização dos encontros DesNorte de 2014 a 2017 (Porto). Neste momento paralelamente à sua actividade como criadora e performer encontra-se a estudar Sociologia na Faculdade de Letras daUniversidade do Porto.



Tommy Luther

Licenciado em Teatro pela LAMDA -London Academy of Music and Dramatic Art em Londres. Como ator tem trabalhado no Royal National Theatre, Glyndebourne, Royal Albert Hall, New London Theatre, Edinburgh Fringe, Festival d’Aix en Provence, Dutch National Opera, Canadian Opera Company, Lyric Opera Chicago, Chichester Festival, Casa da Música e TED talks (Long Beach 2011). Foi o ator original no papel de Joey para esta peça, produção que ganhou mais de 25 prémios e foi vista por mais de 7 milhões de pessoas com produções em Toronto, Nova Iorque, e várias digressões, nomeadamente, EUA, Inglaterra, África do Sul, Australia, Holanda, Berlim e China.

Como encenador de marionetas para a Handspring Puppet Company e o National Theatre encenou cinco produções diferentes de “War Horse” em Londres, no Canadá, na África do Sul e na China e a produção do (NT Live) que esteve em cinemas por todo mundo. Criou o movimento e marionetas para os daemons e ursos polares no filme “A Bússola Dourada” (The Golden Compass). Em 2019 encenou as marionetas (elefantes de tamanho verdadeiro manipulado por quatro pessoas) no circo “Circus 1903” (produzido por Cirque du Soleil) com tour em Inglaterra, a concluir no Royal Festival Hall, na Arábia Saudita e no Kuwait. Em Portugal foi encenador das peças de teatro “A Fonte” (Anymamundy e Boca de Cão), “Leonor e o Pequeno Circo” (Boca de Cão) “I-Human” (Anymamundy), ator no “Inquietação com as voltas do mundo” (Esquiva), “Os Transportadores” (Radar 360), Marionetista, escritor, e desenhador de marionetas nas peças “A Grande Viagem”, “Blossom” (Dia internacional da Criança) para a Casa da Música.


FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
 

__

INFORMAÇÕES

escola.artistica@balleteatro.pt
225 508 918 | 937 631 900

December 2022