Logo
Agenda < >

Mediated Motion/LAND PROJECT

Daniel Pinheiro com Lisa Parra (DDD Out Corpo + Cidade)

26 Apr / 18H
Casa da Arquitectura

Continuando o trabalho e a prática desenvolvida em LAND PROJECT*, Daniel Pinheiro (Portugal) e Lisa Parra (EUA), investigam as dinâmicas e as metodologias que lhes permite um movimento em conjunto, à distância. Ao movimentarmo-nos de acordo com o que nos rodeia, este encontro explora a possibilidade de unir espaços remotos num movimento dualmente singular onde, através da rede (Internet), uma forma específica de ‘mover’ e ‘posicionar’ emerge.

 *LAND PROJECT é um projeto colaborativo entre a coreógrafa e bailarina Lisa Parra e Daniel Pinheiro com o objetivo de encontrar e desenvolver métodos de pesquisa performativa recorrendo às tecnologias da comunicação facilitadas através da Internet.

Daniel Pinheiro
Performer e artista visual, com formação em Teatro, tem vindo a explorar – entre outras coisas – o conceito da arte telemática, recorrendo ao vídeo como ferramenta e a Internet como plataforma, unindo ambas as linguagens num objeto de expressão. Neste campo, procura refletir sobre o impacto da tecnologia e o ambiente da Internet como reflexo do mundo onde, a natureza abstrata deste movimento transmídia altera as noções de espaço, presença, privacidade e identidade. O seu trabalho tem feito parte de exposições e festivais em diversos países. Destaca, no seu percurso, o seu trabalho como artista residente na CultureHub (Nova Iorque, EUA) em 2011 e, em 2018, no Digital Textualities Lab, na Universidade de Montreal (Montreal, Canadá).

Lisa Parra
Coreógrafa e performer, residente em Nova Iorque (EUA) o seu trabalho assenta sobre a exploração e experimentação coreográfica recorrendo a elementos e suportes que vão para além do corpo, nomeadamente a palavra e as suas várias dimensões e a pesquisa e experimentação fotográfica. O seu trabalho tem marcado presença internacionalmente, em Portugal, México, Espanha entre outros, com destaque para a instalação/vídeo Body/Traces exibida em vários festivais. Destaca os apoios recebidos pelo Experimental Media and Performing Arts Center, em Troy (EUA), Centro de Artes Performaticas do Algarve em Faro, Portugal, Media-Lab Prado, Teatro del Canal em Madrid, e Bilbao Eszena em Bilbao, Espanha. Atualmente é artista residente na Movement Research com o apoio da Mertz-Gilmore Foundation.

October 2019
November 2019
December 2019