Logo
Agenda < >

FORÇAS DE INTERAÇÃO

No âmbito do Programa Vaivém

14 Dec / 11h00
escola secundária da maia
15 Dec / 16h00
escola secundária de felgueiras
16 Dec / 17h30
Coliseu Porto Ageas - Novo Ático

De acordo com a Terceira lei de newton, para cada ação há uma reação. Isto implica que um corpo não pode exercer uma força noutro sem que esteja sujeito a uma força também. As interações do dia a dia estão constantemente sob efeito destas forças, seja entre corpos humanos ou corpos inanimados.

´Forças de interação´ explora diversos corpos em movimento e as suas interações. O que acontece quando um grupo de corpos explora ação-reação através de diversos movimentos e interpretações?

A turma do 2º ano do curso de dança explora e aprofunda o conceito, esperando alcançar novas formas e respostas para explicar estas forças de interação.


Bárbara Rodrigues, nascida a 3 de Outubro 2001 na Póvoa de Varzim, Porto, cresceu em Vila do Conde onde começou a sua jornada. Começando a dançar aos 9 anos num grupo cultural, a dança rapidamente se tornou a sua paixão. Em 2011 frequentou o Conservatório de Música de Vila do Conde até ao 6ºgrau com o instrumento Violoncelo. Participou no coro e na orquestra integrante. Em 2012 entrou para ‘Dance Box’, uma academia de dança onde começou a praticar: hip-hop fusion, house, contemporâneo, barra no chão e mais tarde, jazz. Em 2014 juntou-se ao grupo de competição, tendo competido em várias competições como Hip Hop International Portugal e Dance World Cup onde se qualificou em 2015 para as finais em Bucareste, Roménia onde ganhou medalha de ouro na categoria de trio, hip hop. Em 2016 entrou para a escola profissional Balleteatro no curso de dança, graduando-se no ano letivo de 2018/2019. Nesta escola obteve  formação em dança contemporânea, ballet e cunningham technique. Também em 2016 inscreveu-se na ‘Just Dance School’, uma academia de dança urbanas em Leça da Palmeira onde treinou hip hop, popping, locking, house e dancehall. Também se juntou ao grupo de competição da escola onde ganhou vários prémios com o grupo. No último ano letivo do secundário, inscreveu-se em mais 3 academias de dança: MXM (popping e breaking), Praxis Studios (Hip Hop e grupo de competição coreografado por Vasco Alves) e BootCamp IV, um ano de formação intensiva de club and street Styles em Lisboa dado pelos membros da Jukebox Crew. Em 2018/2019 frequentava um total de 5 escolas onde ganhava formação em diversos estilos de dança. Acabando o secundário decidiu continuar a jornada e fazer a audiçao para ´Fontys School of Fine and Performing Arts´ em Tilburg, Países Baixos. Então, em 2019 começou o curso de 4 anos em contemporary urban. Aqui trabalhou em vários estilos como: afro, floor work, ballet, limon, graham technique e muitos mais. Em 2020 tornou-se membro da ´MOTUS The Company´, uma companhia online situada em Los Angeles criada pela bailarina e coreógrafa Diana Matos. Foi um dos primeiros membros e continuou a ser membro até Março 2022, quando a companhia fez uma pausa por motivos pessoais. Em 2022, viajou para Los Angeles onde fez uma formação presencial de 3 meses com ´Troupe Dance Company´ criada pelo bailarino e coreógrafo Antoine Troupe. Neste período de tempo também frequentou aulas de diversos bailarinos como: Diana Matos, Popin Pete, Natalie Bebko, Tessandra Chavez, Josh Price, Laurien Decibel e muitos mais. Hoje em dia, está no último ano da ´Fontys School of Fine and Performing Arts´ estando a estagiar em Lisboa na ´Arcade Dance Centre´ e no Porto como coreógrafa no Balleteatro.

December 2022