Logo
Agenda < >

ECOS DO FUTURO

COM LANDER PATRICK E JONAS LOPES

10 Feb / 10H-18H
Coliseu Porto

ECOS DO FUTURO - EXPERIENCIA E CRIAÇÃO ARTISTICA 

GET SWEAT AND SWEET

COM LANDER PATRICK E JONAS LOPES

 

Para além das leis que nos regem, desde as libidinais, às económicas e políticas, há uma urgência em desenhar novos territórios e ações. Pequenas residências vão permitir à criação contemporânea um cruzamento de saberes e proporcionar encontros onde os artistas possam dar asas às suas práticas artísticas. Negociando entre o presente e o futuro sem esquecer o passado, estilos de vida alternativos e de relação, assim como a busca do silêncio contemplativo, referências às imagens de história da arte e da cultura Portuguesa poderão ser mote de inspiração para estes workshops. Ecos do Futuro é um projeto de experiência e criação coreográfica, no qual, uma vez por mês um artista mergulha num universo onde se projetam as suas influências e visões. Nestes encontros irão partilhar formas criativas e técnicas para explorar a sua potencial criação e sua mundividência, com uma apresentação final pública. Uma vez por mês um convidado/ artista e tema diferente, destinado a profissionais ou pessoas interessadas em experiências ligadas à criação artística. Haverá também alguns encontros/módulos para professores, de forma a promover momentos de ligação entre a Arte e a Educação.

com

Aurora Pinho, André Cabral, Luis Guerra, Elisabete Magalhães/Rui Lima/Sérgio Martins, Isabel Barros, Jorge Prendas, Miguel Bonneville, Né Barros, Nuno M.Cardoso, Tânia Carvalho, Victor Hugo Pontes

 

Lander Patrick e Jonas Lopes

Tudo se iniciou com uma troca de cajus nos calabouços no antigo palácio do Marquês de Pombal, na atual ESD (Escola Superior de Dança). E a primeira identificação aconteceu: o amor pelo fruto seco. A partir daí sucederam-se várias trocas: desde uma planta carnívora a poemas de Adília Lopes. Engendraram juntos a primeira peça Cascas d'OvO em jardins públicos de Lisboa, tendo curiosos, cães e pardais como público. Peça que, entre tapas e olhos vendados, viria a correr a Europa e a estimular os seus palatos para a criação coreográfica. 

O gosto pelo virtuosismo, pela música e ritmo, pelo performer com voz e expressão facial rica, pelo detalhe e pela ficção são interesses que se têm desenvolvido ao longo do trabalho criativo de Jonas&Lander. Em Matilda Carlota assistimos à decadência de uma diva da ópera acompanhada por animais e brinquedos robóticos, em Arrastão a um maestro punk que compõe em tempo real com a plateia transformada numa orquestra massiva de balões pretos, em Adorabilis a uma dança labiritica e frenética que pode colocar de forma descomprometida algumas questões existenciais.  O seu trabalho com  a comunidade tem sido frequente com projectos como Playback onde os performers interpretam clássicos da música universal, em Caruma onde se procura uma precisão coreográfica quase militar japonesa ou na sua casa de fados Sinistra que tomou forma em Sintra e recebeu visitantes de toda a parte do mundo. 

A par do seu trabalho como dupla têm colaborado com muitos outros coreógrafos como, Tiago Guedes, Luís Guerra, Marlene Monteiro Freitas, Vera Mantero, Clara Andermatt entre outros.

 

Coordenação Elisabete Magalhães

Destinatários profissionais e maiores de 16 anos interessados em experiências de criação

Valor 35€

 

+INFO 

servicoeducativo@balleteatro.pt | 225508918 | 937631900

www.balleteatro.pt

October 2019
November 2019
December 2019