DANÇA, ONDE ESTÁS?
Né Barros e Jorge Gonçalves
DANÇA, ONDE ESTÁS?
Está quase a chegar o dia da grande festa, e a minha Dança não está preparada, nem vestida, nem mesmo calçada... Ela diverte-se com a beleza do mundo, o amor dos pássaros, e as irradiantes pedras do seu jardim.
Às vezes parece estar nas minhas mãos, nos meus olhos… mas de repente escapa para se distrair na sua fascinante imaginação, impressionada pelos labirintos das cores e sons. E agora? O que faço? O que danço?
O espetáculo é inspirado no conto “As Girafas não Dançam” de Guy Parker-Rees e Giles Andreae, uma expedição ao encontro do que nos encanta para dançar e que ainda não descobrimos, e que é estranhamente diferente, para todos e todas
Né Barros é coreógrafa, bailarina e investigadora. Nos seus projetos colabora regularmente com artistas visuais, fotógrafos, realizadores de cinema, encenadores e músicos. Formou-se em dança clássica, trabalhou em dança contemporânea e composição coreográfica nos EUA. É investigadora no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto. É Professora na ESAP – Escola Superior de Artes do Porto e convidada em diversas instituições. Doutorada em Dança, Master in Dance Studies. Estudou Teatro. Cofundadora do Balleteatro e diretora artística do Family Film Project.
Jorge Gonçalves trabalha no âmbito das artes performativas como curador, coreógrafo, dramaturgo, produtor, performer e professor. Obteve, em 2014, o Amsterdam Master of Choreography na Amsterdam University of the Arts, frequentou o Mestrado em Performance Artística – Dança (FMH, 2006), concluiu o Curso de Dança Contemporânea do Balleteatro Escola Profissional (2005), e licenciou-se em Engenharia (FEUP, 2002). De 2009 a 2017, co-fundou e dirigiu a estrutura de programação de artes performativas, MEZZANINE. Em 2009, foi o corresponsável artístico e gestor da OOPSA Associação e de 2008 a 2011, cofundou e dirigiu a estrutura de produção Obra Madrasta. Desde 2006 que tem vindo a produzir e a apresentar o seu trabalho artístico em Portugal, Alemanha, Áustria, Espanha e Holanda. Desde 2003, tem colaborado e trabalhado com diversos coreógrafos como Anna Pehrsson, Clara Andermatt, Daniel Kok, DD Dorvillier, Dinis Machado, Elisabete Finger, Goro Tronsmo, Isabelle Schad, Keith Lim, Litó Walkey, Mathilde Monnier, Né Barros, Rebecka Stillman, Susana Otero e Ula Sickle. Tem colaborado com diversas instituições a nível nacional (Balleteatro, Ballet Contemporâneo do Norte, LaBInDança, Asas de Palco, MARTE, Casa da Música) e internacional (HZT e Tanzfabrik Berlin), dirigindo workshops, e trabalhando como mentor de estudantes de artes performativas. É artista associado e coordenador do serviço educativo do Balleteatro desde 2021.
Dezembro 2024