Logo
Agenda < >

CÍRCULO DA VOZ

Manuel Linhares >16 anos

10 Jan / 19h30-21h00
Coliseu Porto Ageas
15 Feb / 19h30-21h00
Coliseu Porto Ageas
7 Mar / 19h30-21h00
Coliseu Porto Ageas

O Círculo da Voz é um laboratório de improvisação e criatividade vocal que foi fundado em 2017 pelo cantor Manuel Linhares.

Estas sessões pretendem entender a voz enquanto possibilidade de expressão artística e individual, mas também enquanto manifestação e construção de um espaço comum, através do circlesinging e outros exercícios de canto e improvisação em grupo. São aprofundadas técnicas contemporâneas para trabalhar a voz em grupo, que não as tradicionais formas corais, baseando-se integralmente na improvisação para criar composições e fomentar a musicalidade dos seus participantes.
O que o Círculo da Voz propõe é a procura de uma forma de expressão vocal espontânea que promova o desenvolvimento musical, a improvisação e a criatividade.

Estas sessões são direcionadas para cantores, atores, bailarinos, performers e outros profissionais que pretendam explorar as capacidades artísticas da sua voz e do seu corpo. Estas sessões também poderão ser abertas a qualquer pessoa que goste de cantar e explorar a sua criatividade artística, sem que tenham necessariamente estudos ou experiências musicais anteriores.

O que se pretende com o Círculo da Voz é conseguir levar o canto e a improvisação a um cada vez maior número de pessoas, desenvolvendo uma comunidade artística de cantores e improvisadores. Cantar tem uma forte componente terapêutica, estimulando o corpo e a mente e ajudando a libertar as tensões naturais do dia-a-dia, o que traz naturalmente um melhor bem-estar e qualidade de vida dos seus participantes.

Manuel Linhares é um cantor de Jazz sediado no Porto que se tem dedicado à performance, à composição, à improvisação e também ao ensino. Tem-se apresentado em palcos pela Europa, Estados Unidos ou Brasil e estudou com grandes referências da música e da improvisação dos quais se salientam Theo Bleckmann, Judy Niemack, Gretchen Parlato e ainda o incontornável Bobby Mcferrin e a extraordinária Meredith Monk. Manuel Linhares tem uma vasta experiência como facilitador de workshops e retiros musicais. Podemos destacar o seu papel de assistente no workshop da artista Meredith Monk em dezembro de 2018 em Nova Iorque. Em 2019 cria em conjunto com a cantora Sofia Ribeiro e o beatboxer Rizumik um retiro de improvisação bianual em Portugal com o nome “Vocal Being Retreat”. E em agosto de 2019 é convidado para ser professor auxiliar no workshop “Circlesongs” do cantor Bobby McFerrin em Nova Iorque.

INSCRIÇÕES AQUI

January 2023
February 2023
March 2023