Logo
Agenda < >

BT Dentro de Portas

Programação Online: 17 ABR - 15 MAI 2020

17 Apr / 17h00
Facebook Balleteatro
15 May / 17h00
Facebook Balleteatro

Em tempos de confinamento, o balleteatro fica dentro de portas e disponibiliza, a partir do dia 17 de abril, através da sua página no Facebook, uma programação online gratuita, pensada para adultos e crianças, e com a participação de alguns convidados.

ABRIL 

SEX, 17 ABR, 17h00
O CORPO E O LUGAR: UM DOCUMENTÁRIO DO BALLETEATRO
de Raul Sousa (2019)
Desde a sua fundação, em 1983, o Balleteatro foi vivendo diversos locais na cidade do Porto. Para além do impacto da sua intervenção no tecido cultural e artístico da cidade e do país, o documentário segue também este lado nómada do projeto ao som das palavras e dos sons que marcam a sua função e missão. Trata-se de uma primeira parte de um filme que aproveita o ano de 2019 também para comemorar os 30 anos do Balleteatro Escola Profissional (1989), pioneira de um projeto educativo para as artes performativas.

SÁB, 18 ABR, 11h00
HORA DO CONTO Leitura de conto infantil
“História da Égua Branca” de Eugénio de Andrade
por Martinho Silva (ator)

DOM, 19 ABR
CORPO + CIDADE DDD Out Mostra de vídeos
No dia em que arrancaria a 7.ª edição do Festival Corpo + Cidade DDD Out, cancelada devido à atual pandemia, apresentamos uma mostra de vídeos de edições anteriores e não só...

SEG, 20 ABR, 15h00
LÁ EM CASA Mostra de fotografias - Parte I
Desafiámos os alunos das aulas regulares do serviço educativo do balleteatro a mostrarem como vivem a arte a partir das suas casas.

TER, 21 ABR, 15h00
SUGESTÃO DE LEITURA
Por João Sousa Cardoso (artista e professor universitário)

SEX, 24 ABR, 17h00
DIDO E ENEIAS Curta-metragem
de Filipe Martins (2007)
Duas figuras do imaginário mitológico transportadas para uma existência mundana. Ele é um recém-chegado sem origem, ela é uma entusiasta dos ingredientes imagéticos do real. Conhecem-se num novo mundo, metonímico, estreito, reduzido à dimensão destas personagens. Reféns de atratores arquétipos, elas cumprem uma vez mais os seus destinos.

SÁB, 25 ABR, 11h00
HORA DO CONTO Leitura de conto infantil
“Infância” de João Paulo Seara Cardoso
por Marta Nunes

TER, 28 ABR, 15h00
SUGESTÃO DE LEITURA
por Valter Hugo Mãe (escritor)

QUA, 29 ABR – DIA MUNDIAL DA DANÇA
Seleção de filmes 

15h00 - OLÍVIA
de Filipe Martins (2014)
(coreografia de Isabel Barros e música de Carlos Guedes)
Neste solo para uma intérprete e uma marioneta, Isabel Barros experimenta um jogo de imaginação inspirado na Olivia, da banda desenhada de Ian Falconer. Este espectáculo, para todos, entre a dança, o teatro e o teatro de marionetas, serve à invenção de uma personagem que se constrói na livre circulação entre a intérprete e a marioneta.

17h00 - NA MINHA PAREDE ESCARLATE RETRATOS Making-Of
de Susana Andrez (2009)
(sobre a performance de Isabel Barros com música de Jonathan Uliel Saldanha)

” (…) Entremos nesta peça como abrindo um leque de imagens em movimento que são elas mesmas predadoras dos nossos gestos, das nossas ansiedades e medos, imagens que catam em nós o que temos de quotidiano e o que no nosso quotidiano nos leva à excepção. (…) A parede escarlate de Isabel Barros, que compõe retratos, pulsa, ela corre sangue como veia e imagina a vida porque é uma parede dentro do corpo, dentro da cabeça. Ela é projecção e tela de um filme de avanços e recuos em que alguém se procura e momentaneamente se encontra. (…) Este trabalho de Isabel Barros é de uma beleza imediata intensa, cortante, feita de uma espontaneidade invejável, assente numa percepção inteligentíssima da liberdade do intérprete, que claramente pôde crescer dentro da narrativa encontrando o seu particular conforto. (…)” Valter Hugo Mãe

19h00 - UNTRACEABLE PATTERNS,
de Filipe Martins (2012)
(coreografia de Né Barros e música de Gustavo Costa)
Um projecto coreográfico e musical onde se exploram matérias visuais e sonoras, cruzamentos, deslocações que ao mesmo tempo que instalam a composição, desestabilizam-na. Ainda em processo, a peça vai ganhando forma através da sucessão de novos ambientes visuais e sonoros, apesar de no seu todo parecer acto único.
Para estes quase-padrões, para estes constantes desvios, usamos fontes naturais (animais) e palavras que se repetem e se alteram. Esses materiais representam massas, grupos, movimentos migratórios, de forma que o indivíduo seja aqui um exemplar do colectivo.

MAIO

SEX, 1 MAI, 17h00
O SÍTIO DOS OUTROS Média-metragem
de Filipe Martins (2009)
Uma turma de dezasseis alunos, um professor de filosofia desconfiado das quatro positivas, um encenador com problemas de autoestima e o seu fiel assistente, uma peça de teatro sabotada, prestes a estrear, uma data de relógios encravados nas cinco horas, nove figurinos desaparecidos desde o ano passado, uma psicóloga estagiária em busca de voluntários para uma experiência, um médium em transe, uma cadeira mágica, etc., etc.”
Este filme é o resultado de um conjunto de exercícios práticos desenvolvidos durante o ano letivo 2008-2009 no âmbito da disciplina de Interpretação do 2ºano de Teatro do Balleteatro Escola Profissional.

SÁB, 2 MAI, 11h00
HORA DO CONTO Leitura de conto infantil
“Silêncio” de Sophia de Mello Breyner
por Dalila Carmo (atriz)

SEG, 4 MAI, 15h00
LÁ EM CASA Mostra de fotografias - Parte II
Desafiámos os alunos das aulas regulares do serviço educativo do balleteatro a mostrarem como vivem a arte a partir das suas casas.

TER, 5 MAI, 15h00
SUGESTÃO DE LEITURA
por Nuno M. Cardoso (professor e encenador)

SEX, 8 MAI, 17h00
A PRAÇA Filme - Videodança
de Filipe Martins (2011)
(sobre a performance de Né Barros com música de Alexandre Soares e Jorge Queijo)
Em Vooum (1999) e No fly Zone (2000), o intérprete era o viajante e o móbil da paisagem, assim como, o intérprete desenhava o território e era território. O intérprete circulava ora num contínuo por um espaço construído com imagens de um exterior e de viagem (Vooum), ora num lugar fechado, imposto e assumidamente artificial (No Fly Zone). Neste novo projecto, o intérprete continua a circular ao seu modo e à diferença das pessoas que circulam nas imagens da praça que o Daniel Blaufuks nos exibe. Há um ballet na praça, há vozes...

SEX, 15 MAI, 17h00
DOCUMENTÁRIO BALLETEATRO ESCOLA PROFISSIONAL
de Filipe Martins (2004)


* Os vídeos ficam disponíveis, na página do Facebook, durante três dias a partir da data de lançamento.

 
May 2020
June 2020
July 2020