Logo
Agenda < >

CONSTANT BECOMING

Dancing Architects Summer Lab 2024

Uma exploração transdisciplinar, Constant Becoming levará os participantes a uma viagem pessoal de coreografia arquitetónica, explorando a forma como nos envolvemos, percebemos e criamos o espaço através do movimento. É um convite a abrir uma nova perspetiva para nos relacionarmos de novo com o mundo que nos rodeia; com as emoções dos objectos e da materialidade; com as memórias de infância que o espaço evoca; com a história de alguém que está calmamente sentado ali; com a velocidade das ruas por onde andamos todos os dias; com o ambiente que respiramos; e com a qualidade da luz onde ainda não estivemos na nossa imaginação... E talvez questionar o que nos faz mover, e começar a fazer novas perguntas sobre a construção da cidade, a arquitetura e a vida que ela contém. Tudo através do nosso corpo pensante e da nossa mente em movimento, porque o mundo está sempre a mudar e nunca é estático.

Escutaremos as vozes e os desejos do espaço e do lugar através da coreografia dos nossos corpos em movimento.
corpos em movimento. Sessões de movimento revigorantes despertarão a nossa consciência espacial, enquanto actividades lúdicas experimentam ideias arquitectónicas. Com motivações e sentidos interiores individuais, os participantes aprenderão a expressar ideias incorporadas através da fisicalidade do corpo e da coreografia - um processo criativo alternativo da arquitetura. Iremos descobrir e expressar as relações intangíveis e as constelações de intenções da cidade do Porto, um terreno do oblíquo. Ao traduzir o nosso envolvimento espacial e os nossos sentidos sentidos em vocabulários de movimento, o Constant Becoming culminará numa performance colectiva como um diálogo arquitetónico experimental.

Situado no coração da cidade, o nosso campo de ação são os espaços de estúdio do INSTITUTO e do Balleteatro - os nossos parceiros no Porto.

As ruas urbanas e os espaços públicos ricos em cultura e delícias gastronómicas serão também os nossos parques infantis. As explorações directas inspirarão a nossa criação de objectos coreográficos com os quais articularemos os locais do projeto com os nossos corpos em movimento. Haverá um dia de excursão para visitar arquitecturas maravilhosas que o Porto tem para oferecer, incluindo a Piscina das Marés de Álvaro Siza, onde também nos envolveremos com o movimento.

O movimento permite-nos desaprender o que habitualmente sabemos e aprender no sentido de uma compreensão mais relacional do mundo que nos rodeia, ao mesmo tempo que nos ajuda a cultivar a confiança e a união - vitais para o nosso futuro coletivo quando enfrentamos crises globais em que as abordagens humanas holísticas são fundamentais para uma criação de mundo alternativa. Com perguntas e curiosidades, vamos movimentar-nos, falar, pensar, desenhar, observar, ouvir, escrever e fazer, em conversa com a cidade e uns com os outros. Vamos comer e beber juntos; maravilhar-nos e deambular; dançar e atuar; e criar. Espera-se a felicidade contagiante de nos movermos juntos!

Aberto a todos os que trabalham e estudam arquitetura e práticas espaciais, bem como práticas sociais e culturais em contextos mais amplos, o Constant Becoming espera que os participantes encontrem e desafiem algo desconhecido ou mesmo estranho. Porque é nestes momentos de novos encontros que a nossa intuição criativa funciona no seu melhor e descobre algo de importância duradoura. A coreografia como agência para a arquitetura encoraja algo um pouco autobiográfico que reflecte quem somos através do movimento, e movendo-nos em conjunto para criar uma experiência colectiva.

Não é necessária experiência prévia em dança e coreografia, apenas o seu “eu” curioso para participar!




Dezembro 2024