BALLETEATRO NO COLISEU 10 ANOS
Abertura da nova temporada 2025/2026
Para assinalar os 10 anos de presença do balleteatro no Coliseu Porto Ageas o balleteatro apresenta, um espetáculo que resulta dos laboratórios de criação com vários artistas com os alunos das turmas de Dança e Teatro do balleteatro Escola Profissional.
O Encontro
Um encontro internacional de escolas de teatro é interrompido quando uma guerra é anunciada na televisão. Contra a ordem de regressar ao seu país, um grupo de estudantes toma medidas extraordinárias, unindo-se à turma do país vizinho na esperança de travar o conflito. Juntos, os adolescentes questionam o seu papel no mundo: de que forma podem promover o diálogo e a diversidade num tempo de crescente polarização social?
Texto e Direção Tiago Sarmento
Movimento Carlos Silva
Interpretação Alunos do 1º ano do curso de Teatro do balleteatro escola profissional
---
Para além de ...
Num mundo saturado de estímulos, onde tudo parece já ter sido visto, dito e explicado, o que é que ainda escapa ao olhar?Este espetáculo convida o público a deslocar o foco, a mergulhar na arte da observação profunda. Entre gestos, palavras, silêncios e imagens, " Para além de..." revela o detalhe que passa despercebido, o instante antes da distração. Não se trata de ver mais, mas de ver diferente. Um convite a abrir os olhos para o que sempre esteve ali, à margem do óbvio.
(Guilherme Rebelo)
Direção Carlos Silva
Apoio ao texto Guilherme Rebelo
Interpretação Alunos do 2º ano do curso de Teatro do balleteatro escola profissional
---
CorpoMatéria
Entre o instinto e a forma. Corpos em migração. Entre o bruto e o moldado, o instinto e o controlo. Uma travessia física e sensível onde se explora o que ainda não foi domesticado. É possível resistir à forma?
Coreografia Diogo Santos
Interpretação Alunos do 1º ano do curso de Dança do balleteatro escola profissional
---
Mimizinha
24 jovens intérpretes partilham entre si a leitura de um excerto de “Casas Pardas” de Maria Velho da Costa, especificamente o último capítulo da história de Mary - uma mulher à beira de um ataque de nervos, infeliz e anestesiada - que finalmente conseguimos conhecer ao nos ser permitida uma breve viagem à sua infância. Mary já foi Mimizinha, algures no tempo, e esse foi o tempo de todas as coisas.
Direção Sara Carinhas
Interpretação Alunos do 3º ano do curso de Teatro do balleteatro escola profissional
---
Falha
Falha explora a presença fora da lógica da produtividade. Convoca a escuta para o que não se cumpre, não se conclui ou se desfaz, reconhecendo a potência criadora que reside no acto de falhar. O corpo é então espaço de resistência e reinvenção, onde a hesitação e o inacabado dão lugar a novas oportunidades. Nesta vulnerabilidade partilhada, falhar converte-se em gesto de abertura, sinalizando caminhos na aventura sempre inacabada de descoberta e transformação.
Coreografia Mário Santos
Interpretação Alunos do 2º ano do curso de Dança do balleteatro escola profissional
---
IN BETWEEN
Habitar o “entre” é aceitar a potência do intervalo. Não é um vazio, mas um espaço vibrante onde algo se prepara para acontecer. O “entre” não pertence a ninguém, ele é um território partilhado, um campo de forças que une e separa ao mesmo tempo.
Na dança, este intervalo ganha corpo. É no hesitar de um gesto, no quase-movimento, que o “entre” se torna visível. Deleuze chamaria a isto um devir: um espaço onde nada é fixo, onde o corpo “não é isto nem aquilo, mas aquilo que está a tornar-se”. Cada pausa é, portanto, uma potência ou, como diria Agamben, um ainda-não, o momento em que o gesto carrega todas as possibilidades antes de escolher uma.
Dançar o “entre” é, então, habitar o tempo suspenso. É aceitar que a comunicação mais profunda pode acontecer não no gesto acabado, mas no que ainda hesita.
Concepção e Coreografia: Elisabete Magalhães
Interpretação: Alunos do 3º ano do curso de Dança do balleteatro escola profissional