Logo
Agenda < >

30º Aniversário do Balleteatro Escola Profissional

Documentário + Conferência :: Entrada livre

14 Jan / 15:00
Passos Manuel

Em 2019, o Balleteatro Escola Profissional assinala o 30.º aniversário com um programa comemorativo que arranca com a conferência "O Ensino Profissional Artístico em Portugal" com a presença do Dr. Joaquim Azevedo, responsável pela criação do ensino profissional e pelo relançamento do ensino artístico especializado em Portugal. Antes da conferência, será apresentado, em estreia, o documentário realizado por Raul Sousa sobre a história do Balleteatro. 

ESTREIA
O CORPO E O LUGAR: UM DOCUMENTÁRIO DO BALLETEATRO de Raul Sousa

Desde a sua fundação, em 1983, o Balleteatro foi vivendo diversos locais na cidade do Porto. Para além do impacto da sua intervenção no tecido cultural e artístico da cidade e do país, o documentário segue também este lado nómada do projeto ao som das palavras e dos sons que marcam a sua função e missão. Trata-se de uma primeira parte de um filme que aproveita o ano de 2019 também para comemorar os 30 anos do Balleteatro Escola Profissional (1989), pioneira de um projecto educativo para as artes performativas.

CONFERÊNCIA
O ENSINO PROFISSIONAL ARTÍSTICO EM PORTUGAL com Joaquim Azevedo

O ensino profissional, um grande passado não equivale a um grande futuro.
O ensino profissional, criado precisamente há 30 anos, percorreu um caminho raro no que concerne às políticas públicas em Portugal. Foi uma inovação muito estudada e bastante negociada entre forças políticas divergentes; criaram-se cerca de 170 novas escolas, chamadas escolas profissionais, ainda hoje uma referência internacional; a inovação atravessou governos sucessivos sem que tivesse sido "deitada abaixo"; começou por responder a 3% dos jovens que estudavam após o 9º ano e hoje acolhe cerca de 35% desses jovens; contribuiu para qualificar quase um milhão de jovens portugueses; ou seja, o seu passado orgulha-nos.

O seu futuro, porém, não vai poder repousar neste passado. O mundo muda muito e muito aceleradamente. Hoje, as exigências do contexto sociocultural são novas e imensas e o ensino profissional tem de se renovar muito para fazer face aos novos desafios. O que é que nos espera, então? Será sobre isso que falaremos.

Março 2019
Abril 2019
Maio 2019
Junho 2019
Julho 2019
Março 2020