Residências
candidaturas
Ensaios para o solo de dança HENDA I XALA, uma criação em co-produção com o DDD24. Será o primeiro fruto do projeto-maior "Confluências", iniciado em residência artística no CAMPUS PCS / DDD23. O projeto desenvolve-se como uma plataforma criativa que convoca uma série de experimentos artísticos baseados na relação de Oirana Moraes, enquanto intérprete-criadora com o seu pai, Mário Calixto (1960-1996), dançarino e coreógrafo.
O solo de dança em criação é elaborado a partir de uma cadeia de questionamentos que busca colocar em exercício os mecanismos pelos quais somos capazes de perpetuar a memória, relacionarmo-nos com o tempo e a morte, assim como explorar os paradoxos inerentes às suas expressões.
A presente residência decorreu nos dias úteis entre 30/08 e 08/09/23, das 10h às 13h, no espaço gentilmente cedido pelo Balleteatro. //
Oirana Moraes, dançarina luso-brasileira, natural de Amarante, é licenciada em Dança pela Faculdade Angel Vianna (Rio de Janeiro), e teve formação na École des Sables (Senegal) e na École de Danse Irène Tassembedo (Burkina Faso). A sua pesquisa se dá na interseção entre as danças contemporânea, urbana e de matrizes afro-brasileiras. Atualmente, Wura vive e desenvolve o seu trabalho coreográfico na triangulação entre África, América Latina e Europa.
O balleteatro acolhe residências, para as quais abre candidaturas, pontualmente, em períodos a definir. De momento, não há nenhuma open call a decorrer. // Em momento de inscrições, as residências por concurso têm como objetivo criar uma oportunidade a artistas para desenvolver projetos específicos dentro das artes performativas em condições de imersão criativa. As candidaturas devem referir-se a um projeto concreto de trabalho e devem prever pelo menos uma ação que se possa abrir à cidade. Esta ação não deve ser confundida com uma apresentação final resultante do laboratório em si. Os projetos a concurso devem prever trabalho com pessoas locais a selecionar mediante critérios definidos pelo(s) autor(es) do projeto. O dossier de projeto deve conter: apresentação do projeto; título; área artística; sinopse; biografias dos participantes; calendarização; outros apoios existentes e em que formato; outros elementos considerados relevantes.
Este material deve ser enviado para producao@balleteatro.pt.
A duração das residências pode ser variável em função da especificidade de projetos selecionados. Caso o projeto tenha continuidade no futuro, o balleteatro deverá ser referido como coprodutor.