Residências
candidaturas
Vamos imaginar um quarto cúbico, um cubo, um quarto em forma de cubo, sem portas, sem janelas, sem uma única nesga de luz. Tu, parado no centro, no centro do quarto, do cubo, do quarto em forma de cubo; de olhos fechados e inerte, completamente parado; estás morto.
A exploração de não-lugares onde o público e os performers constroem uma memória colectiva a partir de fragmentos de histórias individuais. Trabalho resultante de uma residência artística com workshop de site-specific com os alunos do 3º ano de dança do balleteatro escola profissional.
A fragilidade, a interdependência, a confusão de corpos exacerbados estão na origem deste trabalho.
Projecto coreográfico com o 2º ano de dança do balleteatro escola profissional.
Coreografia sobre a “combinação humana”: o encontro e o prazer de dança em conjunto, aliando a sensualidade e brutalidade
Projecto coreográfico com o 3º ano de dança do balleteatro escola profissional.
Oficina de Improvisação com o 2º ano dança do balleteatro escola profissional.
Projecto Coreográfico inspirado no filme de Pedro Almodôvar “A Flor do meu Segredo”.
É um trabalho fresco e cheio de espontaneidade. A dança transborda de energia com saltos, quedas, corpos contra corpos, lentidão e precisão…
A partir do texto de Juan Mayorga , HAMELIN é uma peça sem luzes, sem cenários, sem figurinos. Um peça em que as luzes, os cenários, os figurinos são postos pelo espectador” Juan Mayorga
Projecto de interpretação com o 2º ano de teatro do balleteatro escola profissional.
Leitura encenada a partir dos textos de Luísa Costa Gomes “Nunca nada de Ninguém” e de Miguel Esteves Cardoso “Cemitério de Mulheres”
Projecto de interpretação com o 3º ano de Teatro do balleteatro escola profissional.
Projecto de interpretação com os alunos do 2º ano de teatro do balleteatro escola profissional.
Projecto coreográfico com os alunos do 2º ano de dança do balleteatro escola profissional.
Workshop “À descoberta do teu palhaço”,
Com os alunos de teatro do balleteatro escola profissional.
Residência artística realizada no Porto, no âmbito do festival Les Reperages/Danse à Lille, com a participação de: Alexandre Soares, António M. Cabrita, Carlos Silva, Chantti Wadge, Elisabete Magalhães
Gustavo Gomes, Inari Salmivaara, Isabel Barros, Jonathan Saldanha, Jorge Gonçalves, Loi:c Salliot, Maria-Alice Poppe, Né Barros, Osman Khelilli, Paola Moreno, Pedro Rosa, Perrine Valli, Shirley Resende, Sónia Cunha e Victor Hugo Pontes.
O balleteatro acolhe residências, para as quais abre candidaturas, pontualmente, em períodos a definir. De momento, não há nenhuma open call a decorrer. // Em momento de inscrições, as residências por concurso têm como objetivo criar uma oportunidade a artistas para desenvolver projetos específicos dentro das artes performativas em condições de imersão criativa. As candidaturas devem referir-se a um projeto concreto de trabalho e devem prever pelo menos uma ação que se possa abrir à cidade. Esta ação não deve ser confundida com uma apresentação final resultante do laboratório em si. Os projetos a concurso devem prever trabalho com pessoas locais a selecionar mediante critérios definidos pelo(s) autor(es) do projeto. O dossier de projeto deve conter: apresentação do projeto; título; área artística; sinopse; biografias dos participantes; calendarização; outros apoios existentes e em que formato; outros elementos considerados relevantes.
Este material deve ser enviado para producao@balleteatro.pt.
A duração das residências pode ser variável em função da especificidade de projetos selecionados. Caso o projeto tenha continuidade no futuro, o balleteatro deverá ser referido como coprodutor.