Filipe Martins
Filipe Martins é realizador, professor (ESMAD-IPP) e investigador (IF-UP). A sua filmografia inclui filmes nos géneros de ficção, documentário e videodança, selecionados em diversos festivais nacionais e internacionais. Realizou curtas-metragens como Casa de Vidro, vencedora do Voices Short Award 2019 no Festival de Roterdão (IFFR) e o prémio de melhor curta-metragem no Mediterranean Film Festival Split 2019 (Croácia), tendo sido selecionada para competição em festivais como Clermont-Ferrand (França), Telluride (USA) e Melbourne (Austrália) e exibida no Centro Pompidou (França); Landing (prémio de melhor filme português no Lisbon Internacional Film Festival 2016, melhor estreia mundial em vídeo no Festival de Cinema de Avanca 2016, menções especiais do júri no Festival Caminhos do Cinema Português 2016 e no Paisagens 2017); Untraceable Patterns (prémio de melhor realizador português no InShadow 2012); e Dido e Eneias (competição no Curtas de Vila do Conde 2007). Realizou também duas longas-metragens: Este Filme (Fantasporto 2002) e Marias da Sé (prémio de melhor longa-metragem na competição internacional do Festival Paisagens 2019 e prémio de melhor filme português no CinEuphoria 2018). Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (2014), com bolsa pela FCT, e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade do Porto (2020), com projeto de investigação intitulado Performatividade e Experiência Estética: para uma fenomenologia do cinema. Mestre em Cultura Contemporânea (Universidade Nova de Lisboa, 2005) e licenciado em Arte e Comunicação, ramo audiovisual (ESAP, 2002). Investigador integrado no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, no grupo de Investigação Estética, Política e Conhecimento (APK). Publicou diversos artigos em revistas científicas e participa regularmente em conferências e encontros académicos, com intervenções nas áreas da semiologia, narratologia, estética e estudos fílmicos. A sua tese de doutoramento está publicada com o título Sentido Narrativo (Afrontamento, 2016). Organizou ou coorganizou os livros Memory and Aesthetic Experience (2020), Unframing Archives (2018), Trajetos da Narratividade (2017), Deslocações da Intimidade (2015) e Das Imagens Familiares (2013). Tem também dois livros de ficção editados. Codiretor e programador do Festival Internacional de Cinema Family Film Project, que ocorre anualmente no Porto desde 2012. Organizou ciclos de conferências como o colóquio Narrativa, Média e Cognição (FLUP) e o Fórum do Cinema e Audiovisual (ESMAE). Professor adjunto na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do Instituto Politécnico do Porto, sendo diretor do Mestrado em Comunicação Audiovisual. Ocupou também outros cargos académicos, como o de vice-diretor do Departamento de Artes da Imagem e coordenador da Pós-Graduação em Argumento. Lecionou durante vários anos no Balleteatro, na Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) em áreas ligadas ao argumento, realização, interpretação e pós-produção cinematográfica.
© Luis Ferraz