José Alberto Gomes
José Alberto Gomes é músico, artista sonoro e curador, nascido no Porto em 1983.
Completou o curso de piano do Conservatório do Porto e em 2007 finalizou a licenciatura em Composição na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. Criou laços muito fortes com as novas possibilidades tecnológicas musicais e o papel da música no teatro, cinema, instalações, tendo especial interesse em procurar novas formas e novos “lugares“ musicais.
Doutorado em Computer Music pela Universidade Católica Portuguesa tem estado ligado ao ensino na área da arte e novos media, tendo passado por vários cursos como Composição na ESMAE-IPP, Música Electrónica e Produção Musical na ESART-IPCA ou Mestrado de Media e Artes Digitais na Universidade do Minho, entre outros.
Actualmente é coordenador do Serviço Educativo Braga Media Arts (Cidade Criativa da UNESCO no domínio das Media Arts) onde desenvolve e orienta conteúdos, espectáculos e projectos de criação artística ligada às novas tecnologias na arte, comunidade e educação. É docente na Escola das Artes - UCP, no Mestrado em Engenharia em Desenvolvimento em Jogos Digitais - IPCA e no Doutoramento de Media e Arte Digital na Universidade Aberta.
Apresenta-se, regularmente, em público em projectos a solo, colectivos ou em parcerias, ex.: BlacKoyote, Digitópia Collective, Srosh Ensemble, Hans-Joachim Roedelius, Gustavo Costa, Ricardo Jacinto, Henrique Portovedo, Jon Rose, etc., nas áreas de música e sonoplastia para peças de teatro e video, ex. From Peter Handke's Essay about the Successful Day – Teatro da Comuna; Longe - FITEI-Rivoli; Cidade Domingo - Teatro Oficina/Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura; Prometeu - Teatro de Formas Animadas; Ínsua - Ruptura Silenciosa; como criador e developer de instalações sonoras, ex. A Perpetuação do tempo sob o presente - 23.03/Journées Européennes du Patrimoine; Re-Interpretação Urbana - Fundação de Serralves; Substantive Derivative - Emiliano Zelada/Ingresso Pericoloso; e como compositor para electrónica e ensemble instrumental, ex. At the still point of the turbina world, Joana Gama e Luís Fernandes, Drumming GP, Nuno Aroso, João Dias, Henrique Portovedo, FactorE, Srosh Ensemble/Fundação de Serralves, Orquestra Estúdio/Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.