Logo
Artistas

Carlos Guedes

Carlos Guedes (Porto, 1968) é um compositor, educador, e investigador com uma atividade multifacetada na área da composição, contando inúmeras encomendas de trabalho em dança, teatro, performance, cinema, instalações interativas, para além de música convencional de concerto. O seu trabalho foi ouvido em lugares como The Kitchen, Judson Church, Joyce SoHo, SIGGRAPH, Shanghai eArts, ARCO, De Waag, Casa da Música, Teatro Nacional de S. João, Expo 1998, Capital Europeia da Cultura 2001 (Porto) e 2012 (Guimarães), Centro Cultural de Belém, Beijing Modern Music Festival 2016, Sharjah Flag Island Festival, Seoul International Computer Music Festival 2017 e International Computer Music Festival.

Carlos Guedes teve responsabilidades na criação ou reformulação de programas académicos na área da composição musical e multimédia desde 2003, incluindo o curso de composição da ESMAE-IPP e o programa doutoral em Media Digitais da Universidade do Porto em colaboração com a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Texas em Austin. Carlos Guedes fez também parte da comissão de acompanhamento da criação do Center for Arts Entertainment Technologies nesta instituição. Foi o diretor do departamento de música da New York University em Abu Dhabi entre 2013 e 2016, onde atualmente lecciona como Prof. Associado, tendo coordenado a reformulação do plano de estudos em música e a sua acreditação pelas autoridades dos Emirados Árabes Unidos.

Como investigador, os seus interesses centram-se na criação de sistemas de geração automática de música interativos para promover expressão e criação musical por não especialistas. Foi o co-fundador do Sound and Music Computing Group no INESC-TEC. Desde que vive nos Emirados Árabes Unidos, os seus interesses centram-se na análise e preservação da música do golfo arábico, médio oriente, sul da Índia, e África oriental estando atualmente envolvido em 2 projetos que se centram na análise computacional dos ritmos desta região