LABORATÓRIO DE FORMAÇÃO EM ARTES PERFORMATIVAS
com Né Barros
DANÇA E MATERIALIDADE
O corpo performático questiona diretamente os seus próprios limites materiais. Nesse lugar do visível e do invisível onde o gesto acontece, são convocadas estratégias de composição e dramatúrgicas. O objetivo central deste seminário é criar um dispositivo que promova uma experimentação e um debate ao nível prático e teórico da condição do corpo em e da performance.
Né Barros
Né Barros é coreógrafa e bailarina, ao longo da sua carreira tem desenvolvido em ligação os seus trabalhos artísticos com os científicos. É doutorada em Dança (FMH, UTL), Master of Arts in Dance Studies no Laban Centre (City University, Londres) e investigadora no Instituto de Filosofia no Grupo de Estética, Política e Conhecimento (UP). Iniciou a sua formação em dança clássica e, mais tarde, trabalhou dança contemporânea e composição coreográfica nos Estados Unidos, no Smith College. Fez o curso superior de Teatro na ESAP. Nos seus projetos tem colaborado com artistas nas áreas da fotografia, música, artes plásticas e cinema. Além do Balleteatro, estrutura que dirige e fundou, trabalhou com a Companhia Nacional de Bailado, com o Ballet Gulbenkian e com a companhia lituana Aura. É professora na ESAP e tem colaborado com diversas instituições como formadora. Fundou o Balleteatro e co-dirige o festival de cinema Family Film Project. Publicou livros e diversos artigos.
O corpo performático questiona diretamente os seus próprios limites materiais. Nesse lugar do visível e do invisível onde o gesto acontece, são convocadas estratégias de composição e dramatúrgicas. O objetivo central deste seminário é criar um dispositivo que promova uma experimentação e um debate ao nível prático e teórico da condição do corpo em e da performance.
Né Barros
Né Barros é coreógrafa e bailarina, ao longo da sua carreira tem desenvolvido em ligação os seus trabalhos artísticos com os científicos. É doutorada em Dança (FMH, UTL), Master of Arts in Dance Studies no Laban Centre (City University, Londres) e investigadora no Instituto de Filosofia no Grupo de Estética, Política e Conhecimento (UP). Iniciou a sua formação em dança clássica e, mais tarde, trabalhou dança contemporânea e composição coreográfica nos Estados Unidos, no Smith College. Fez o curso superior de Teatro na ESAP. Nos seus projetos tem colaborado com artistas nas áreas da fotografia, música, artes plásticas e cinema. Além do Balleteatro, estrutura que dirige e fundou, trabalhou com a Companhia Nacional de Bailado, com o Ballet Gulbenkian e com a companhia lituana Aura. É professora na ESAP e tem colaborado com diversas instituições como formadora. Fundou o Balleteatro e co-dirige o festival de cinema Family Film Project. Publicou livros e diversos artigos.
December 2024