Logo
Agenda < >

Escudos Humanos

Tiago Sarmento & 1.º ano de Teatro do balleteatro Escola Profissional

Numa sexta feira, um país declarou guerra a outro por razões de segurança. Suspeitava-se que o país em causa tinha mais armas químicas que o primeiro. Durante esse fim de semana, enquanto a decisão era debatida por todos, um grupo de estudantes ativistas engendra um plano para impedir o conflito. Na segunda feira, o grupo de jovens do país atacante parte, sem o consentimento dos seus pais, até ao país que em breve seria atacado para servir de escudo humano.

Escudos Humanos retrata a inquietude da juventude e o seu ímpeto pela defesa da democracia, da liberdade, dos sonhos e das paixões, num tempo frágil de instabilidade política e consequente guerra.

“Querido país e queridos pais. Sentimo-nos forçados a agir. O mundo um dia será nosso e não podemos deixar que aqueles que são hoje nossos progenitores o tratem desta maneira. Partiremos sem demora hoje de madrugada para o país prestes a ser atacado pelo nosso país. Discordamos da decisão de declarar guerra ao país em causa e tentaremos contrariar essa decisão. Contamos servir de Escudos Humanos a famílias residentes no país prestes a ser atacado. Contamos ocupar locais de máxima importância para a sobrevivência dessas mesmas famílias actuando como proteção humana contra a sua possível destruição e/ou exterminação pelo nosso país.”






TIAGO SARMENTO nasceu em 1993, no Porto. É ator, autor e encenador. Estudou artes plásticas na Escola Artística de Soares dos Reis. Em 2014, licenciou-se em Teatro, na vertente de Ator, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. No âmbito do programa Erasmus frequentou a Northumbria University, em Newcastle. Em 2015, concluiu o mestrado em Theatre Directing na East 15 Acting School, em Londres, e frequentou um curso intensivo na GITIS, em Moscovo.

Integrou elencos de peças dirigidas por Marco Martins, Nuno Cardoso, Nuno Carinhas, Carlos Pimenta, Beatriz Batarda, Mark Calvert, Emma Roxburgh, João Pedro Vaz, Nuno M. Cardoso, Whit Hertford, George Siena, Lígia Roque, Lee Beagley, Nuno Nunes, Tales Frey, Nuno Pino Custódio e Sónia Barbosa. Em ecrã, integrou projectos de Patrícia Sequeira, Joaquim Leitão, Pedro Ribeiro, António Pinhão Botelho, Fanny Ardant, Ana Moreira, Miguel Magalhães e Ricardo Leite.

Realizou as curtas metragens Cold Hands e Beatrice. Encenou os espectáculos #Falling (The Yard Theatre), A Vertigem dos Nossos Corpos (FITEI), Welcome e Parque Infantil (TMP), Orelha de Deus e Liceu Europa (Coliseu do Porto) Sem Rede (Mala Voadora). É criador e ator da série original de ficção da RTP1, Capitães do Açúcar. É um dos atores selecionados para o programa Passaporte, da Academia Portuguesa de Cinema. Colabora ativamente com a Escola Balleteatro, desde 2019

Maio 2024