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A minha prática coreográfica é acompanhada pela criação de um discurso intelectual localizado em movimento. São vários os escritos que, ao longo dos últimos 15 anos, recolhem esta experiência e com os quais pude contar o trabalho realizado. Quero organizar, desdobrar, reescrever e ampliar esse desenvolvimento textual para dar-lhe a forma de um caderno ou livro de estilo ensaístico e fotográfico, que medeie os achados, as criações e as investigações abertas, e que possa ser uma ferramenta útil para outros. Um exercício de transmissão dos saberes e afetos adquiridos em anos de trabalho participativo e aberto no campo do corpo e do movimento: disciplinas diversas, centros e grupos de investigação, museus e teatros, colaborações inesperadas, estudos aberrantes, obras derivadas, expansões , camaradas... anos intensos, centenas de pessoas, através de instituições comuns, em vários países, com o objetivo de gerar um contexto para as Artes do movimento. Uma máquina de texto cuja intenção última é apoiar uma política que ajude a colocar uma outra ordenação do sensível, na qual a cinestesia e o seu arco performativo - a percepção do movimento, a sua operacionalidade e epistemologia - encontrem lugar, para pensar e elaborar o presente em suas práticas relacionadas. Conectar a partir da realidade do movimento diferentes formas de compreender e participar do devir cultural, entendido em sentido aberto, de construção da realidade; isto é, a partir da criação de contextos paradigmáticos para agregar afetos no desenvolvimento das artes e das ciências, e através deles promover mudanças sutis, mas significativas em nosso comportamento social, incorporando um artefato sensorial alternativo.
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Não começa o processo de criação coreográfica com a decomposição de uma série de gestos e sequências a reorganizar, a modular? E não é perante uma audiência vazia que se inscrevem os primeiros gestos, numa construção que termina antes do público entrar? Qual o potencial da imagem como dispositivo de visão e não como registo neutro de uma fatia de real? Propomo-nos traçar uma cartografia do gesto fragmentado na dança, através do estudo da sua imagem, avulsa, deslocada, processual, mas também organizada, editada, resultado de uma montagem com um sentido expressivo. A partir de obras que se apoiaram em registos visuais para a sua criação, que se apresentaram pela primeira vez (ou única vez) em formato visual, que criaram um registo visual como obra segunda, ou que criaram um híbrido como resultado das mistura dos dois media, propomos uma reflexão sobre o papel da imagem na sua relação com a criação coreográfica.
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ESTA PESSOA NÃO EXISTE: 2.2 A Permuta é um projeto artístico que explora a fusão entre o orgânico e o digital, criando uma experiência imersiva que desafia as perceções tradicionais de realidade. Através de esculturas virtuais e físicas, personagens de IA, e uma linguagem inventada, a instalação investiga temas de identidade, existência e comunicação inter espécies num ambiente que combina elementos naturais com tecnologia avançada. Movimento, som, e interações visuais contribuem para uma paisagem que se altera constantemente, questionando as fronteiras entre o real e o virtual.
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