Logo

Projetos com a Comunidade

Setembro de 2019 – setembro de 2021

VAMOS IMAGINAR UM BAIRRO DE LUZ

O programa de residências artísticas desenhadas para o Bairro do Cerco do Porto tem como base a criação de uma forte dinâmica artística e cultural no seio da comunidade do Bairro, através da qual os jovens envolvidos possam criar fortes ligações com o mundo artístico e encontrem novos sentidos que aportem maior brilho às suas vidas.

A partir do Bairro e com base na cultura urbana partilhada por todos, pretende-se criar um projeto inovador e transformador, através do qual os jovens se revejam e possam construir novas pontes com a cidade e com o mundo.

Destinado a jovens entre os 12 anos e os 17 anos residentes no bairro e de comunidades mais desfavorecidas, é proposto um programa de residência com artistas que de uma forma especial, muita direta e próxima irão desenvolver um vasto leque de atividades através das quais se pretende dar ferramentas técnicas e artísticas aos jovens envolvidos. Das atividades fazem parte: Oficinas de escrita, canto, movimento, produção/composição musical e criação de performance, que envolva todas as competências adquiridas.

Considerando a música como uma arte muito democrática e que tem extensão e se cruza facilmente com outras, será a partir da música e com incidência no gosto pela música, tão comum a todos e sobretudo aos jovens, que o programa se expande.

A possibilidade dos jovens trabalharem com artistas das áreas das artes performativas, dança contemporânea, urbana, musica, teatro, canto e produção artística irá promover a criação de um projeto final capaz de ser apresentado num formato profissional, dando dignidade e brilho ao trabalho dos participantes.

A expressão final do projeto, será a imagem representativa da forma de estar e sentir dos jovens, ou seja, pretende-se tornar visível o que está normalmente mais oculto por se encontrar na margem ou fechado em si mesmo.

Os jovens terão oportunidade de experimentar e trabalhar partindo dos seus desejos e explorando novos territórios através dos quais as suas histórias ganhem novos e belos sentidos, com vista a criação de um mundo mais suave e menos violento para todos.

Um programa que pretende ter um impacto na inovação social através da arte, elevando cada um dos indivíduos como alguém especial e único, com um papel importante a desenvolver na sociedade, um papel que pode fazer a diferença, fazendo-o neste caso servindo-se da matéria a explorar neste programa, cuja expressão final será a intervenção performativa e produção em formato de edição de musicas. Através dos vários momentos e atividades propostas será fortalecido o contacto entre os participantes, fomentando o capital social e melhorando a compreensão e o entendimento da cultura e sua diversidade, sempre com um grande objetivo: aumentar a coesão social e tornar a comunidade mais rica, mais forte e mais brilhante.

O trabalho artístico é por natureza facilitador na formação do ser humano, integrado no Bairro, lugar protegido e familiar, poderá contribuir para uma comunicação mais aberta e franca que a partir dali se possa expandir para o mundo.

O programa pretende contribuir para a descoberta, valorização pessoal, que permite a realização e uma vida mais feliz.

“Imaginar é ausentar-se, é lançar-se a uma vida nova”
Gaston Bachelard

 Público-alvo: jovens residentes no bairro Cerco do Porto e de comunidades mais desfavorecidas

 Objetivos
- Promover a inclusão da comunidade mais desfavorecida, através da arte e da cultura;
- Criar um espaço onde os participantes possam encontrar fortes razões para aprofundarem conhecimentos numa área artística atual através de um forte desenvolvimento pessoal, cujo grande desafio é aprender a conhecer se melhor, de forma mais profunda e numa relação sensível com o mundo;
- Fornecer ferramentas técnicas e artísticas aos jovens participantes;
- Contribuir para uma comunidade artística dentro do Bairro;
- Criar uma dinâmica a partir de um espaço próprio no Bairro, que poderá ser uma referência artística no futuro da cidade;
- Promover competências artísticas através de Oficinas com vários artistas de várias artes;
– Promover o contacto com alunos do balleteatro escola profissional de forma a estabelecer relações artísticas e pessoais para lá do bairro;
- Criar uma referência produção artística para a cidade e para o país;
- Difundir eventos regulares de programação cultural e artística num território mais vulnerável da cidade;
- Programar atividades no espaço mais regulares e fora do bairro em espaços de sala de espetáculo da cidade (Casa da Música, Teatro Municipal Campo Alegre), nos quais se apresentam resultados do projeto e se cria um foco de atenção para a comunidade através da partilha com o público da cidade num formato de mini festival.


Residência Artística 1

Residência Artística 2

Residência Artística 3

Documentos


Direção e coordenação do projeto Isabel Barros
Direção musical Jorge Queijo
Equipa de artistas Jorge Queijo, Rita Pinheiro, Sérgio Filipe
Assistente de projeto Lúcia Ribeiro
Audiovisual Raul Sousa

Projeto apoiado por:
Câmara Municipal do Porto
DomusSocial – Empresa de Habitação e Manutenção do Município do Porto
AIIA Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa

Espaços que acolheram o projeto: Espaço Todos, Escola Básica e Secundária do Cerco, CerPorto 

Projecto financiado por

Todos

setembro de 2020 a junho de 2022

A DANÇA CONTEMPORÂNEA - CRIAÇÃO DE UM NOVO LUGAR
CRIARTE PORTO


Medidas Educativas Orientadas para a Promoção do Sucesso Educativo e para a prevenção do Abandono Escolar no Âmbito dos DLBC Urbanos
Candidatura DLBC (Desenvolvimento Local de Base Comunitária)

A Dança Contemporânea - criação de um novo lugar
A presente atividade consiste num trabalho contínuo de dança contemporânea ao longo de dois anos letivos com turmas de 2º e 3ºciclo. Esta ação pretende contribuir para que os alunos encontrem razões para aprofundarem conhecimentos numa área artística atual que permite aprendizagens de autoconhecimento e desperta relações de maior sensibilidade com o mundo.
O trabalho artístico é por natureza facilitador na formação do ser humano e integrado na escola poderá contribuir para uma comunicação mais aberta entre disciplinas e ser o motor para que os alunos encontrem interesse e descubram outra forma de estar na escola, sentindo o quanto ela pode contribuir para a descoberta, valorização pessoal, que permite a realização e uma vida mais feliz. A atividade dança contemporânea irá promover e estimular o aluno como alguém capaz de criar, será orientada por professores atentos e com grande preparação técnica e artística. A premissa será sempre desenvolver o movimento individual, num grande respeito por cada um enquanto pessoa única, criando um espaço de questionamento das relações humanas e de tudo o que nos cerca. As aulas serão uma espécie de laboratórios de experimentação. Entre exercícios escritos e de improvisação, os fundamentos da dança contemporânea serão sempre abordados: o tempo, o espaço, a energia, a criação e a investigação. A singularidade de cada aluno e do grupo associada ao prazer de dançar será também a base de trabalho.
A atividade irá reforçar o interesse pela escola como um todo, estimulando uma relação de pertença e contribuindo para fortalecer a aprendizagem baseada em projetos, os quais serão matéria para abrir outros caminhos e ajudar a encontrar a orientação e projetos de vida.

Público-alvo: 
crianças que frequentam o 1.º e 2.º ciclo do ensino básico da rede pública do Município do Porto

Objetivos:
- Criar sinergias geradoras de promoção do sucesso educativo e contribuir para a resolução de problemas sociais complexos, nomeadamente do insucesso e abandono escolar;
- Promover a melhoria do sucesso educativo das crianças do ensino pré-escolar e dos alunos do 1.º, 2.º e 3.ºciclos do ensino básico, combatendo o insucesso escolar e reduzindo as saídas precoces do sistema educativo;
- Valorizar o território através de ações e recursos promotores de sentimentos de pertença e coesão social;
- Reforçar as aprendizagens e alavancar competências pessoais, relacionais e sociais bem como os níveis de vinculação da comunidade educativa ao espaço escolar como mecanismo potenciador de qualidade e equidade.

Documentos


Direção do Projeto: Isabel Barros
Coordenação: Alexandrina Pinto
Assistência do Projeto: Lúcia Ribeiro
Formadores: Ana Ester, Mariana Castro, João Oliveira 

Escolas Participantes:
Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano - EB de Ramalho Ortigão
Agrupamento de Escolas António Nobre - EB Nicolau Nasoni
Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa - EB Augusto Gil

 

Projecto financiado por

Todos

setembro de 2020 a junho de 2021

O TEATRO - ENCONTRAR O MUNDO A PARTIR DA ESCOLA
CRIARTE PORTO

Medidas Educativas Orientadas para a Promoção do Sucesso Educativo e para a prevenção do Abandono Escolar no Âmbito dos DLBC Urbanos
Candidatura DLBC (Desenvolvimento Local de Base Comunitária)

O Teatro: encontrar o mundo a partir da escola
A atividade proposta para integrar esta candidatura consiste num trabalho contínuo na área do teatro ao longo de um ano letivo com turmas de 5º e 7º ano de escolaridade. Através das aulas de teatro, pretende-se criar um espaço de partilha, aprendizagem e reflexão sobre o mundo. O Teatro é uma arte que contribui profundamente para a descoberta de si e do outro, fundamental na construção e conhecimento individual e relação com o mundo, permitindo uma atuação mais culta, mais crítica e mais sólida. O estímulo criativo, a memorização, o desenvolvimento de vocabulário, o trabalho com o corpo de forma inteira (voz e movimento) contribuiu para um crescimento mais seguro, mais autónomo e mais confiante.
Como objetivo máximo, a atividade pretende reforçar o interesse pela escola como um todo, estimulando uma relação fraterna, cúmplice e estimulante, contribuindo para ajudar o crescimento de forma mais feliz.

Público-alvo:
crianças que frequentam o 1.º e 2.º ciclo do ensino básico da rede pública do Município do Porto

Objetivos:
- Criar sinergias geradoras de promoção do sucesso educativo e contribuir para a resolução de problemas sociais complexos, nomeadamente do insucesso e abandono escolar;
- Promover a melhoria do sucesso educativo das crianças do ensino pré-escolar e dos alunos do 1.º, 2.º e 3.ºciclos do ensino básico, combatendo o insucesso escolar e reduzindo as saídas precoces do sistema educativo;
- Valorizar o território através de ações e recursos promotores de sentimentos de pertença e coesão social;
- Reforçar as aprendizagens e alavancar competências pessoais, relacionais e sociais bem como os níveis de vinculação da comunidade educativa ao espaço escolar como mecanismo potenciador de qualidade e equidade.

Documentos


Direção do Projeto: Isabel Barros
Coordenação: Alexandrina Pinto
Assistência do Projeto: Lúcia Ribeiro
Formadores: Daniel Pinheiro, Inês Cardoso, Ricardo Ribeiro

Escolas Participantes:
Agrupamento de Escolas Cerco do Porto - Escola Básica do Cerco

 

Projecto financiado por

Todos

janeiro de 2020 - dezembro de 2022

PRAIA GRANDE 

A Praia Grande pressupõe a criação de um programa inovador ao nível social e cultural, o qual pretende contribuir para a construção de estratégias alternativas à violência através da resolução dos conflitos de forma não violenta: comunicação, diálogo, assertividade, autocontrole, respeito pelos outros, utilizando de forma consciente o ofício das crianças que é a atividade lúdica, a brincadeira e o jogo.

O plano da Praia Grande consiste em criar uma “Praia” dentro da sala de aula e estender a praia para lá da escola, até casa. A Praia é um espaço sem barreiras, solar, imenso, de harmonia, através do qual cada um vai tentar encontrar a sua importância e particularidade contribuindo para que o problema lentamente se desfaça como se fosse uma onda que desliza até à areia e se funde naturalmente com ela.

A metáfora da Praia, neste caso Praia e Grande, transporta-nos para uma dimensão de liberdade, de bem-estar e de vontade de correr, mergulhar e brincar uns com os outros. É dessa forma que iremos usar essa Praia Grande partindo da bela história escrita pelo João Paulo Seara Cardoso.

Público-alvo:
crianças que frequentam o jardim-de-infância da rede pública do Município do Porto

Objetivos:
- Sensibilizar para a temática "Violência entre pares em contexto escola" partindo da história Praia Grande, de João Paulo Seara Cardoso;
- Desenhar ações de prevenção universal ou seletivas de forma consistente, sustentadas e articuladas, que mobilizam os diferentes saberes da criação artística, da psicologia, da pedagogia e do coaching para que se desenvolva nas crianças e nos adultos um saber estar que tenha como referência os valores da igualdade, da democracia, da liberdade e da justiça social;
- Estimular o desenvolvimento de competências essenciais aos desafios da contemporaneidade: resolução de problemas, espírito crítico, criatividade, comunicação, gestão de stress, intolerância, resiliência, isolamento, desesperança e o empoderamento dos pais, permitindo-lhes vivenciar novas experiências, desconstruindo quotidianos, criando espaços de partilha e de escuta ativa.
-Envolver toda a comunidade na sensibilização para a temática da violência entre pares;
-Contribuir para o desenvolvimento integral das crianças e para o sucesso educativo, criando condições de interação entre o jardim-de-infância, a família e a comunidade educativa;
-Fomentar a educação artística, a cultura científica, a formação cívica e para a cidadania como ferramentas essenciais aos processos de ensino/aprendizagem.

Para mais informação consulte o site:
www.praiagrande.com.pt

Documentos


Coordenação: Isabel Barros
Colaboração: Sara Bereny
Assistência do Projeto: Lúcia Ribeiro
Trabalho em contexto de sala de aula com as crianças: Sara Ralha (psicóloga) e Diana Costa (educadora)
Trabalho com famílias e educadores de infância: Rui Paulo (coach)

Escolas Participantes:
Escola Básica Augusto Lessa
Escola Básica Costa Cabral
Escola Básica do Covelo
Escola Básica Carlos Alberto
Escola Básica da Bandeirinha
Escola Básica da Caramila
Escola Básica da Constituição
Escola Básica da Fontinha
Escola Básica da Corujeira
Escola Básica Falcão
Escola Básica S. Roque da Lameira
Escola Básica Miosótis
Escola Básica S. Tomé
Escola Básica da Agra
Escola Básica Fonte da Moura
Escola Básica da Vilarinha
Escola Básica do Bom Pastor
Escola Básica da Pasteleira
Escola Básica de Condominhas
Escola Básica das Flores
Escola Básica Campo 24 de Agosto
Escola Básica Alegria
Escola Básica da Lomba
Escola Básica S. Miguel de Nevogilde
Escola Básica Paulo da Gama
Escola Básica da Torrinha
Escola Básica das Antas
Escola Básica de Montebello
Escola Básica Monte Aventino
Escola Básica S. João de Deus
Escola Básica do Bom Sucesso
Escola Básica do Largateiro
Escola Básica Nossa Senhora de Campanhã
Escola Básica do Viso nº2
Escola Básica das Campinas
Escola Básica Correios
Escola Básica dos Castelos
Escola Básica Fernão Magalhães
Escola Básica Padre Américo
Escola Básica S. João da Foz

Projecto financiado por

Praia Grande