Logo
Agenda < >

WORKSHOP DANÇAS TRADICIONAIS MOÇAMBICANAS

Com José Jalane e Dinis Quilavei

25 Out / 10h00-17h00
Balleteatro - Coliseu Porto Ageas

Rítmos do Índico (danças tradicionais Moçambicanas, mutxongoyo, ngalanga e limbondo) As danças tradicionais Moçambicanas, são manifestações culturais que expressam história, valores e costumes de cada região do país, transmitidas de geração em geração de forma oral e prático. Estas danças nascem na sua maioria, nos ritos de iniciação Masculina ou feminina, nas celebrações de colheitas ou acolhimento de um parente que estivesse de viagem por muito tempo. Neste workshop de 3 horas, Dinís Quilavei e José Jalane partilharão alguns movimentos e singularidades das danças tradicionais Moçambicanas, base dos seus desenvolvimentos artísticos.
Ngalanga (zona sul) é uma dança originária da região de Zavala em Inhambane, que data das guerras constantes que os chopes travaram contra os ngunis. Ngalanga celebra o regresso dos guerreiros,após uma uma guerra da qual saíram vitoriosos. Tradicionalmente esta dança revela um carácter social, constituindo um factor de relevo para a manutenção da unidade tribal.
Mutxongoyo (zona centro) era uma dança de acolhimento do filho que tinha ido trabalhar nas minas, uma manifestação de alegria da família pelo descendente regressado. Originária da África do Sul, foi trazida para Moçambique por anciões que que para lá haviam emigrado apartir da região dos Machengues. Com o tempo, a dança passou a ser igualmente executada
no período pós-colheita.
Limbondo (zona norte) dança tradicional do povo Maconde, da província de Cabo Delgado, executada por homens e mulheres em cerimónias comemorativas para expressar felicidade. A dança é realizada em cerimónias de festivas, como casamentos e outras festas comemorativas.

Dinís Quilavei (Maputo, Moçambique) Formado em dança pelo ISARC (instituto superior de artes e cultura de Maputo), Bailarino contemporâneo, artista multidisciplinar que tem uma trajetória singular marcada por feitos nas áreas da dança, música, performance e teatro.
Participou em diversos projectos tendo a oportunidade de trabalhar com prestigiadas personalidades nacionais e internacionais da arte e cultura, como: Ídio chichava (Converge +/Moçambique), Victor Hugo Pontes (nome próprio) e Susana Otero (ballet contemporâneo do norte). Desde 2022  dedica-se também à sua própria pesquisa coreográfica criando solos, e dá formações de dança contemporânea e danças tradicionais Moçambicanas em escolas.


Formulário de Inscrição 

Outubro 2025
Novembro 2025
Dezembro 2025