
Danças Africanas
Danças Africanas > 16 anos
UMA OUTRA VISÃO DA DANÇA AFRICANA
Este trabalho baseia-se numa visão e tradução contemporânea das movimentações que têm na base estudos e formações sobre danças da costa oeste africana.
Na consequência das minhas pesquisas e experiência como formadora desde 2003, percebi que, para além de dar a conhecer a minha visão de recriações de 'tradições' de África, através de métodos pedagógicos assentes na imitação do mestre, era mais importante, no contexto europeu, ensinar e precisar a técnica dos movimentos que a caracterizam, adaptando-os a corpos com vivências culturais, sociais e posturais diferentes.
Nestas aulas pretendo apresentar aos alunos uma nova forma de executar os movimentos que carregam em si a cultura, religiosidade e costumes do povo africano, conduzindo-os à descoberta individual do corpo, deixando fluir as emoções naturalmente nos movimentos, com música ao vivo dirigida por Paulo das Cavernas.
INSCRIÇÃO:
https://bit.ly/EA_Inscrições
Horarios
Eva Azevedo
Bailarina, coreógrafa, investigadora e professora de dança e pilates.
Iniciou o seu percurso profissional no Ballet Clássico, sentindo-se mais identificada na Dança Contemporânea, Movimento Somático, Dança Africana e Afro-Contemporâneo.
Especializou-se em Dança “Tradicional Africana” e Dança “Afro-Contemporânea” no Senegal, Guiné Conacri, Burkina Faso, Benim, França e Espanha.
Doutoranda em Dança na FMH e orientadora de Mestrado em Artes Cénicas na ESMAE.
Formada em Pilates (ALM Pilates Institute), professora na ESMAE e escolas de dança.
Professora de Dança desde 2003, tendo criado o seu próprio método de ensino “Farisogo Sira - O Caminho do Corpo na Dança Africana”.
Apoiada pela GDA e pela Fundação Calouste Gulbenkian, desenvolveu trabalhos de pesquisa, formação e criação artística, desde 2005, realizados em Burkina Faso, Benim, Brasil, Burkina e Europa.