ECOS DO FUTURO -EXPERIÊNCIA E CRIAÇÃO ARTÍSTICA
TENDÊNCIAS DO FUTURO | NÉ BARROS
ECOS DO FUTURO - EXPERIÊNCIA E CRIAÇÃO ARTÍSTICA
TENDÊNCIAS DO FUTURO
COM NÉ BARROS
Para além das leis que nos regem, desde as libidinais, às económicas e políticas, há uma urgência em desenhar novos territórios e ações. Pequenas residências vão permitir à criação contemporânea um cruzamento de saberes e proporcionar encontros onde os artistas possam dar asas às suas práticas artísticas. Negociando entre o presente e o futuro sem esquecer o passado, estilos de vida alternativos e de relação, assim como a busca do silêncio contemplativo, referências às imagens de história da arte e da cultura Portuguesa poderão ser mote de inspiração para estes workshops. Ecos do Futuro é um projeto de experiência e criação coreográfica, no qual, uma vez por mês um artista mergulha num universo onde se projetam as suas influências e visões. Nestes encontros irão partilhar formas criativas e técnicas para explorar a sua potencial criação e sua mundividência, com uma apresentação final pública. Uma vez por mês um convidado/ artista e tema diferente, destinado a profissionais ou pessoas interessadas em experiências ligadas à criação artística. Haverá também alguns encontros/módulos para professores, de forma a promover momentos de ligação entre a Arte e a Educação.
NÉ BARROS
Coreógrafa e investigadora no Instituto de Filosofia, Grupo Estética, Politica e Conhecimento (U.P.). Doutorada pela FMH (U.T.L.), Master in dance, Laban Centre City University, Londres.
Artisticamente, iniciou a sua formação em dança clássica com Ruth Howner e mais tarde trabalhou a dança contemporânea e composição coreográfica, nos Estados Unidos, Smith College. Coreografou para o Balleteatro, Companhia Nacional de Bailado, Ballet Gulbenkian e Aura Dance Company.
Nos seus projectos coreográficos tem colaborado com diversos artistas das artes plásticas, cinema, fotografia, teatro e música.
Professora Auxiliar parcial na ESAP.
Tem diversos artigos publicados. Autora do livro Da Materialidade na dança, Dança: o corpo e a casa. Co-editora de Artes Performativas: Novos Discursos, Das Imagens Familiares, Deslocações da Intimidade. Fundadora e codiretora do festival internacional de cinema Family Film Project e do Balleteatro.
Coordenação Elisabete Magalhães
Destinatários profissionais e maiores de 16 anos interessados em experiências de criação
Horário 10h-13h e 14h-18h
+INFO servicoeducativo@balleteatro.pt | 225508918 | 937631900 | www.balleteatro.pt